Torção no tornozelo, o que é e como tratar

Seja você praticante de esportes ou não, certamente já sofreu uma torção no tornozelo, se não torceu, não  se preocupe, uma hora ou outra você torce. É INEVITÁVEL!

É por este motivo que vamos falar um pouco sobre o assunto, pois quando se anda de Skate, as possibilidades de sofrer uma lesão dessas é muito grande.

Tive a ideia de escrever sobre o assunto pois a alguns meses sofri uma torção dessas ao sair desastrosamente de um crooked em um caixote, resultando em uma lesão que me persegue até os dias de hoje.

Entorse de Tornozelo

O nome correto da lesão é este acima, “Entorse de Tornozelo”, algo comum e que deve-se ter muito cuidado, pois além de doer bastante, vai privar seus movimentos por um bom tempo se não for corretamente tratada.

Geralmente isso acontece quando executamos uma manobra e aterrissamos com o pé em uma posição errada. O trauma  dessa torção acaba esticando rapidamente (trauma) ou arrebentando algum ligamento,  causando hematomas, dor e inchaço na região afetada, limitando bastante seus movimentos.

Como tratar

Apesar de ser uma lesão comum, é necessário que o quanto antes um médico seja consultado, para que ele lhe peça exames (Raio-X) e dê um diagnóstico correto, inclusive recomendando um tratamento ideal para seu caso.

Contudo, existem medidas paliativas que podem lhe ajudar a melhorar ou no mínimo diminuir os sintomas até você conseguir uma consulta com um especialista.

Medidas para aliviar os sintomas

  1. Deite-se no sofá ou na cama, coloque o pé em uma posição mais alta para que o inchaço diminua, ou pelo menos não piore.
  2. Faça compressas de gelo.
  3. Movimente os dedos do pé lesionado.
  4. Não apoie o pé no chão, segure-se em algo para se locomover, se possível, use uma muleta ou outro tipo de apoio, para não forçar mais do que deveria.
  5. Use uma tornozeleira para limitar os movimentos, mas já tenha uma em casa para quando precisar. Não deixe para última hora, elas são bem baratas.
  6. Tenha sempre um spray para tratamento de lesões por perto (aqueles que gelam a pele). Não custam caro e são encontrados em qualquer farmácia.

Medidas para evitar a torção no tornozelo.

  1. Aquecimento – Faça movimentos circulares com o tornozelo, em todas as direções por algum tempo, pois isso vai aquece-los.
  2. Alongamento – Faça alongamentos antes e depois dos exercícios. Muitas torções são resultado da falta ou da má qualidade dos alongamentos.
  3. Tornozeleira – Usando uma tornozeleira elástica por baixo da meia, enquanto anda de Skate vai lhe proteger de algo pior, caso aconteça uma torção. Um tênis de cano alto ajuda também!
  4. Atenção – Isso mesmo, não seja desatento, veja onde pisa e principalmente (se você for Skatista), aprenda a cair de maneira menos penosa a seu corpo como um todo. Não caia como um saco de batatas, role, amorteça a queda.

Mesmo tomando todos esses cuidados, as vezes é inevitável evitar uma torção no tornozelo, mas pelo menos você terá a consciência limpa de saber que fez o possível para isso não acontecer.

Aproveitando, em outra postagem nós compartilhamos com os leitores algumas dicas de como evitar dores nos pés após andar de Skate, e aqui, como evitar dores nos joelhos!

Enfim, lembramos novamente, esta dicas são para um primeiro momento. Lembre-se sempre de procurar um médico o mais breve possível. Automedicação não resolve problema algum, possivelmente piora. Estas dicas são básicas e não vão lhe causar dano, mas também não resolverão seu problema. PROCURE UM MÉDICO!