Saiba como evitar lesões no esporte

Quem pratica atividades físicas com frequência ou mesmo como hobby, está sujeito a lesões. Para evitar esse tipo de problema e garantir o bem-estar do corpo durante o esporte, é importante tomar alguns cuidados básicos antes de começar a se exercitar.

O assunto do post de hoje é justamente esse! Continue a leitura e saiba como evitar lesões no esporte!

Evitando lesões no esporte

Previamente, consulte um profissional da área da saúde e realize exames para saber como anda sua condição física. Após esse aval médico, busque a ajuda de um orientador para entender na prática a maneira correta de se preparar no início do treino. Isso já é uma forma de evitar graves contusões, mas o caminho para ficar longe de lesões no esporte apenas começou. Confira nossas dicas:

Faça aquecimento

A importância dos exercícios de alongamento e aquecimento para não se ter nenhum estiramento durante a prática de esporte não é novidade para ninguém, mas esse simples procedimento precisa ser realizado de forma correta.

Para não errar, é necessário entender que existem duas maneiras de aquecer o corpo:  a específica, em que são trabalhadas rotações articulares (cotovelo, ombro, punho, tornozelo); ou a geral, que auxilia na preparação do sistema cardiovascular do praticante por meio de exercícios de esteira e bicicleta ergométrica etc.

Depois desse simples aquecimento os músculos estarão mais flexíveis e leves e correndo menos riscos de lesões no esporte.

Alongue-se antes e depois de terminar os exercícios

Há vários exercícios para o alongamento de todas as partes do corpo e cada um deve durar pelo menos 10 segundos. Quanto mais exercícios desse tipo forem feitos, mais os músculos estarão com uma boa performance, fornecendo maior elasticidade e amplitude nos movimentos. No fim dos exercícios, faça outra série de alongamentos para relaxar os músculos que estarão rígidos devido as atividades feitas.

Alimente-se bem

O corpo precisa de energia, principalmente nos dias de praticar atividade física. E para que tudo ocorra bem, é preciso alimentar-se adequadamente, assim, seu corpo não apresentará sinais de esgotamento e você poderá se exercitar de forma correta e com bom desempenho.

Mas lembre-se de que comer bem não é sinônimo de comer bastante. Consumir gorduras e açúcares em excesso, por exemplo, só fará com que seu corpo descarte mais tarde tudo o que foi ingerido, sem absorver nutrientes.

Por isso, foque na ingestão de comida de qualidade, rica em proteínas e vitaminas e não se esqueça também de manter a hidratação, bebendo bastante água antes e durante as atividades.

Consulte um nutricionista para entender melhor as suas necessidades de alimentação e o cardápio ideal para seu dia a dia.

Qualidade e tempo de prática de atividades físicas e esportes

Quando se trata do tempo gasto em atividades físicas, menos é mais. Exercitar-se todos os dias sem fazer uma pausa para o corpo descansar pode causar um resultado contrário ao esperado. Em vez de melhorar o desempenho, você aumentará a fadiga e a exaustão dos músculos. Por isso, programe-se para treinar e fazer intervalos de descanso.

Ao respeitar o ritmo de seu corpo, você perceberá o aperfeiçoamento na performance durante as atividades e o aproveitamento total dos exercícios. Apesar de estar sujeito a lesões no esporte, você pode evitá-las seguindo essas dicas.

E você, o que faz para manter o bom desempenho no esporte? Conte para nós nos comentários!