Saiba como evitar dor no pé após andar de skate

Quando alguém se inicia em uma modalidade esportiva, é comum que sinta dores até que o seu corpo se adapte à nova prática. Contudo, sem os cuidados necessários, até os praticantes veteranos ficam sujeitos a sofrer com lesões, inflamações e outros desconfortos.

Os skatistas não são exceção à regra. Ao andar de skate, os membros inferiores são muito trabalhados, e as dores nos pés podem deixar qualquer um “de molho”. É claro, ninguém gosta de interromper os treinos ou abandonar o esporte, sobretudo por causa de um problema de saúde.

Por isso, criamos este post. Nele, você vai descobrir como cuidar dos pés para não parar de andar de skate. Leia e aprenda:

Eleve as suas pernas para melhorar a circulação

Após um exaustivo dia de treino, o melhor a fazer é se descalçar e erguer as pernas. Basta elevar as pernas em um ângulo de aproximadamente 45 graus. Nessa posição, o ideal é movimentar os dedos dos pés, ativando assim a circulação sanguínea. Ficar nessa postura por cerca de 20 minutos já é suficiente.

Coloque os seus pés de molho

Para evitar o ressecamento e, consequentemente, as rachaduras que causam dores nos pés, deve-se mergulhar os pés em um recipiente com água aquecida. Melhor ainda é adicionar 2 colheres de sobremesa de sulfato de magnésio à solução.

Após isso, basta deixar que os pés repousem por alguns minutos, enxaguando-os em água fria. Em seguida, basta secá-los e hidratá-los.

Faça massagem nos seus pés

Depois de andar de skate por um longo período, nada melhor que realizar uma massagem com óleo para bebê. Com isso, o alívio de eventuais dores é imediato.

A massagem deve ser iniciada pressionando, delicadamente e em círculos, os pés. Com isso, a sensação de alívio proporcionada será impressionante. Outra forma de aplicar a massagem é usando uma bola de tênis. Essa deve ser colocada sob os pés, permitindo que se faça movimentos para frente e para trás.

Evite permanecer em pé por muito tempo

Se depois de andar de skate for necessário permanecer em pé durante muito tempo, o ideal é fazer um rodízio de posições. Por exemplo: mudar os pés de degraus, sentar por alguns instantes ou distribuir o peso em pernas diferentes. Atitudes assim tendem a reduzir a sobrecarga nos membros inferiores.

Não use sapatos com solas muito finas

Calçados para skate não possuem solas tão grossas, porém eles são desenvolvidos especificamente para esse fim. Existem diversos tênis disponíveis no mercado que são específicos para andar de skate.

Solas finas pecam por não amortecer o impacto, sendo, muitas vezes, responsáveis pelas dores na região do calcanhar ao final do dia.

Tênis com solado inclinado, como os de corrida ou caminhada também causam problemas, pois no skate é importante que se use solas planas.

Na Monster Sports você encontra uma linha completa de modelos desenvolvidos especificamente para o Skate.

Utilize palmilhas sempre que necessário

Se for o caso de o pé não permanecer fixo dentro do sapato, utilizar palmilhas é uma solução. As palmilhas possuem a finalidade de manter os pés no lugar, evitando que haja atrito e, consequentemente, bolhas.

Estas são dicas simples e inofensivas para ajudar a evitar as dores no pé. Em casos mais sérios, procure um especialista para análise mais profunda e tratamento adequado.

E então, o que achou dessas dicas? Se gostou deste post, que tal conferir este texto para se cuidar ainda mais e prevenir também as dores no joelho?