Quer ser melhor no esporte? Saiba como cumprir as metas de ano novo

As pessoas sempre procuram ter um ano melhor do que o anterior, e traçar metas de ano novo é uma estratégia bem comum que ajuda a alcançar os objetivos desejados. Mas isso não significa que elas são fáceis de serem cumpridas.

Para quem quer ficar mais saudável, pró-ativo e melhorar o desempenho em atividades físicas e no esporte, é fundamental estabelecer um objetivo e meios para chegar em seu propósito. Por isso, neste post, vamos auxiliá-lo para que, quando chegar o final do ano, você esteja com todas suas metas cumpridas. Vamos lá?

Saiba qual é o seu objetivo

Ter em mente sua meta de ano novo é o primeiro passo. O segundo é colocar os pés no chão e ver tudo que é possível fazer para concluir o que se deseja. Se no final desse planejamento o seu objetivo parecer muito longe e difícil de ser atingido, comece por onde você encontra mais facilidade e vá engrenando aos poucos.

Sabendo do seu objetivo, estabeleça um prazo para alcançá-lo. Pode ser mais de um prazo, o importante é organizar-se para não pular etapas e prejudicar todo o trabalho.

Prazos longos não são sinal de desleixo, muito pelo contrário, prazos curtos podem deixar um clima de pressa e não ajudar em nada.

Encontre horários em que seus treinos não atrapalhem suas atividades do dia a dia, e nem que essa correria diária faça com que você deixe de se exercitar. Pode ser esse o maior desafio para prosseguir com a rotina desejada.

Tenha foco, rotina e determinação

Quando começar a buscar sua meta de ano novo, sinta-se livre para escolher por onde vai começar, mas saiba que deverá terminar esse processo. Iniciando os treinos, faça uma rotina saudável, sem forçar demais o corpo, pois saber de seus limites pode fazer diferença. Portanto, respeite o momento de descanso, para evitar lesões e fadiga.

Para cada pequena vitória, comemore. Contudo não se deixe enganar com a melhora de performance: não abandone o treino, mantenha o ritmo e, ao longo do tempo, vá aumentando a potência dos treinos conforme se sentir melhor. Sua determinação fica visível quando você não deixa para amanhã o que você pode começar hoje.

Fuja de tentações e praticidades alimentícias

Evite comidas com alto teor de açúcar, gordura e sem valor nutricional, porque, consumindo esses alimentos, você perde as vitaminas e proteínas de seu corpo para poder eliminar essas substâncias nada saudáveis. Os alimentos instantâneos, embutidos e enlatados devem ser evitados, pois não trazem benefícios para o corpo que, por sua vez, precisa de energia para manter-se disposto na rotina.

Para se ter uma boa alimentação não há segredo. Basta cozinhar sua própria comida e assim você terá o poder de escolha na hora de selecionar o que vai ser colocado em seu organismo.

Evite treinar sozinho

Treinar com algum amigo para atingir as metas de ano novo te ajudará bastante. Além de um dar ânimo a mais para o outro seguir firme nos treinos, você e seu colega também contarão com companhia caso ocorra algum acidente, como uma lesão, por exemplo. Assim, você terá alguém próximo para te auxiliar e dividir experiências novas!

Tenha em mente que cumprir a meta de ano novo só dependerá de você. Portanto, não faça das atividade uma obrigação, faça com gosto, sempre lembrando que isso deve ser feito com prazer e que te deixará com mais saúde física e mental.

E então, quais são suas metas para este novo ano? Conte-nos sobre seus objetivos nos comentários!