Quer andar de skate? Veja os principais desafios do esporte

A prática de esportes entre jovens é bem comum e algumas modalidades têm mais investimentos e popularidade do que outras. No Brasil, muitas pessoas são adeptas do skate não só como exercício físico e diversão, mas também como meio de transporte.

O skate é um dos esportes mais praticados por aqui e possui uma cultura rica que se reflete em um estilo de vida. Nos últimos dez anos o número de praticantes duplicou e tanto os que estão iniciando quanto os mais experientes passam por dificuldades quando vão realizar as atividades. Veja, no post de hoje, os principais desafios!

Manutenção precária das pistas de skate

Existem áreas para a prática de skate espalhadas pelas regiões metropolitanas do Brasil, é verdade. Mas isso não significa que todos os skatistas tenham uma pista de qualidade (ou tenham alguma pista) a disposição para praticarem.

Depois de inaugurada uma pista de skate na cidade, muitas vezes o local não recebe a manutenção e limpeza necessária. Com o tempo e a falta de reparos, as rampas e outros itens que pareciam novos acabam degradados pelo descaso da administração pública ou até mesmo pelos próprios skatistas, que nem sempre cuidam do local como deveriam.

Preconceito enfrentado pelos skatistas

Apesar da dedicação e compromisso dos skatistas com o esporte e a cultura, a prática ainda é mal vista por muitas pessoas que associam o skate à marginalidade. O preconceito é gerado por falta de informação e pelo estilo de vida dos skatistas, que nem sempre seguem os parâmetros tradicionais.

Contudo, o skate também é sinônimo de qualidade de vida e uma alternativa adotada por pessoas do mundo todo que veem nesse esporte radical uma nova opção de se exercitar e viver de forma saudável.

Clima e tempo podem atrapalhar

Está pensando em dar uma volta de skate? Então talvez seja melhor checar a previsão do tempo antes de sair de casa, porque o clima é um dos grandes desafios para quem quer andar de skate. O sol forte durante uma tarde toda ou uma tempestade do final do dia podem acabar complicando as coisas.

Andar na rua é perigoso

Andar de skate não se limita apenas em pistas. Inicialmente ele era praticado nas ruas e hoje em dia as pistas simulam os obstáculos urbanos, trazendo segurança e um conjunto de opções variadas nos treinos. Alguns atletas também usam o skate tradicional, longboard ou cruiser como meio de transporte, mas correm um grande risco de acidentes. O perigo acontece porque não existe um espaço nas ruas reservado para skatistas circularem. Para evitar acidentes, é preciso ficar sempre atento no trânsito e usar equipamentos de segurança.

Riscos de quedas e lesões

Todo mundo sabe que o skatista está sujeito a quedas e danos leves ou graves, assim como em outros esportes. As quedas fazem parte do aprendizado, mas usar equipamentos de segurança, como capacetes, cotoveleiras e joelheiras, previnem o praticante de lesões seríssimas. Seu corpo é fundamental para andar de skate, e o mínimo que se pode fazer é protegê-lo.

Os desafios encontrados ao andar de skate são vários e um bom skatista, com certeza, aprende a superá-los ao longo da sua jornada. Esse esporte, que será uma novidade nas próximas olimpíadas, exige muita dedicação do atleta, mas as recompensas são aventura e experiências únicas que valem a pena o esforço.

Gostou do post? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e veja o que eles acham! Até a próxima!