Perigos do sol na prática de skate e outros esportes

Não é nenhuma novidade a ninguém sobre os perigos do sol e dos raios UV para a saúde dos seres vivos, certo? Mas você sabe o que realmente pode acontecer quando nossa exposição ao sol é maior do limite tolerável?

Bem, de forma rápida e didática vamos explicar o básico, confira a seguir!

O que são os raios UV?

Perigos do sol na prática de skate e outros esportes

A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que atinge a Terra. Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento.

Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

A radiação ultravioleta que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB, já que os raios UVC, que são os mais perigosos, são bloqueados pela camada de ozônio, reduzindo os perigos do sol.

Os perigos do sol no inverno

Perigos do sol na prática de skate e outros esportes

Esta matéria está sendo escrita no inverno intencionalmente, pois muita gente acredita que não se deve proteger dos perigos do sol nesta época do ano, por estar frio.

Esse é um erro comum, mas que pode causar problemas na saúde pois o que nos queima não é o calor e sim a radiação UV, invisível aos olhos, mas que está ai, no verão, no inverno, em dias nublados e chuvosos.

Até durante a noite ela existe, em baixíssima intensidade, mas existe! Pois a luz do sol reflete na lua, que ajuda a nos iluminar durante a noite e não se esqueçam que todas essas estrelas que vemos no céu são similares ao nosso sol. Maiores, menores, muito distantes, mas são milhares de irmãos de nosso Sol.

Não que iremos usar protetor solar durante a noite, mas a informação foi passada aqui para terem noção que a radiação existe 24h por dia.

Cabeça, rosto, pescoço e braços, de modo geral recebem radiação diretamente durante quase o dia todo.

Como se proteger?

Perigos do sol na prática de skate e outros esportes

Para nós que praticamos esportes constantemente, em especial o Skate, é comum ficar um longo período do dia exposto aos perigos do sol. Para quem é mais jovem e principalmente quem está começando, cheio de energia e vontade de aprender coisas novas, é normal passar horas, de manhã, tarde e noite andando de Skate e se não houver cuidado, a curto e a longo prazo a exposição ao sol pode trazer consequências ruins para a saúde e também aparência.

O uso de boné, roupas e protetor solar é de suma importância. Aliando isso a uma alimentação mais saudável e com hidratação constante, os riscos diminuem bastante.

Temos de nos lembrar que andar de Skate é bom e saudável, desde que feito da maneira correta, pois nosso desempenho depende de um corpo em boas condições, e com a longa exposição ao sol, sem a hidratação correta estamos fadados a exaustão mais rápida. Por isso falamos que existem malefícios a curto e longo prazo.

A intenção deste texto não é ser técnica e muito menos longa, portanto a dica está dada da maneira mais direta possível.

Já explicamos o que é a radiação UV, que ela está presente a todo momento e em todo lugar, em diferentes intensidades e que medidas preventivas ajudam  muito a evitar piores consequências.

Últimas dicas, apenas lembrando:

  • Use o protetor solar mais forte que você puder. De preferência entre o fator 50 e 70.
  • Use hidratante na pele, alguns protetores solares inclusive já tem em sua formulação a adição de hidratante.
  • Beba água, em boa quantidade.
  • Use boné, proteja sua cabeça e rosto do sol, e ainda fique estiloso.
  • Andar de Skate com calça, além de proteger sua perna de machucados, protege do sol.
  • Sempre que possível, use uma camiseta de manga comprida. Nem sempre dá, devido ao calor, mas é bom para proteger e também fica bem estiloso.
  • Use óculos de sol, pois proteger a visão é importante demais.

Não falamos aqui muita coisa que vocês não saibam, mas é sempre bom fazer a nossa parte e lembrar.

Este mundo é maravilhoso, a luz do sol é o que traz vida a nosso planeta, assim como a água, mas é um fato que tudo em excesso faz bem a nossa saúde.

Luz  e paz a todos os nossos leitores, se tiverem dúvidas, deixem nos comentários!

Forte abraço!