As Partes do Patins Profissional Street Inline

O que é o Patins Aggressive Inline?

Também conhecido como Inline, é um esporte radical praticado com Patins em linha, em locais apropriados, como half pipe, parques, e ruas.

O patins inline foi inventado nos Estados Unidos da América na década de 1980, por dois irmãos que jogavam hóquei no gelo. Astutos, eles patentearam o equipamento, ficaram Milionarios, investiram nele e fundaram a empresa que é conhecida como RollerBlade. Porém hoje, já existem diversas empresas, marcas e associações pelo mundo. Como USD, Razors, Remz, Xsjado, Roces, Fila e Nimh.

O Patins inline deu seu primeiro grande passo na produção de um filme de longa duração: Dare to Air, um filme feito para pessoas que estavam iniciando neste esporte. Dare to Air foi feito com um orçamento baixo, uma produção praticamente caseira, mas que conseguiu passar a ideia de que como seria este esporte, mostrando todas as habilidades de manobras com grau de dificuldades bastante elevados para a época.
Também mostrou bastante a cidade e os locais de manobras, os terrenos onde praticantes executavam suas manobras. Dare to Air foi o primeiro grande passo de divulgação, iniciando a partir dele uma evolução deste esporte radical que nunca mais parou de crescer.

Em complemento a o filme anterior, The Hoax foi o primeiro vídeo de manobras realmente agressivas que até virou uma espécie de bíblia para os praticantes do Patins  inline. Arlo Eisenberg fez o maior empenho para que Craig Caryl fizesse este filme. Arlo revelou em entrevista que “se não fosse pelos vídeos, o Patins Inline não teria a força que tem nos dias de hoje”.
Na atualidade, os patinadores concluem manobras em corrimões gigantes, altos e de preferência com um “precipício ao lado” e pulando de altura de mais de 3 metros, como casas, de 1° e 2° andares de blocos de apartamentos.

Vamos as Partes que compõem um Patins profissional Street inline:

 

Partes Patins Profissional Inline

 

SOULPLATE DO PATINS

O soul plate é a placa que permite a realização dos encaixes em quinas e canos. Graças aos plates pode-se deslizar realizando manobras. Em algumas manobras de aéreo em que se segura o patins, os plates também são usados. É neles em que se segura com a mão.

BACKSLIDE

O back slide é a concavidade que fica no meio do patins entre os plates da frente e de trás.
Certas manobras só são possíveis com essa concavidade que se prende ao corrimão após o pulo.

 

H-Block do Patins

H-BLOCK

O h-block é o meio da base. Essa região é de muito contato em todas as manobras. O desgaste nesta área é muito grande. 
Esse bloco no meio deixa a base mais resistente não deixando que ela se quebre facilmente, possibilitando o uso por meses.
Alguns modelos de base tem o h-block freestyle. Esse tipo de h-block toma todo o espaço da base não permitindo a utilização
de rodas no meio.
É o tipo preferido dos patinadores de street, por isso a maioria patina só com duas rodas em cada pé.

 

Bota Patins - Shell

Bota Patins – Shell

 

SHELL

A shell é o esqueleto do patins. A parte principal onde se prendem todas as outras e onde fica o cadarço.
É a parte que denomina o modelo do patins.

 

 

CUFF

O cuff é a parte que envolve e segura o tornozelo. Possibilita manobras em que se dobra o pé com segurança sem o risco de torcê-lo. 
As mais novas mudanças tecnológicas nos patins profissionais de street foram nessa parte. Alguns novos modelos com tecnologia “v-cuff” permitem movimentos que quase fazemos quando estamos descalços,tudo isso mantendo a segurança e não deixando o pé torcer.

Liner Patins

Liner – Bota Interna do Patins

LINER

Liner é a bota interna. Os patins de street são famosos pelo seu conforto, isso é graças aos liners muito bem desenvolvidos e acolchoados.
Todo liner de street segura firme o tornozelo, não permitindo que o pé venha a sair do patins. Existem muitos modelos de liners, desde os mais simples até liners infláveis a ar.

Obs: Os patins com cuff de tecnologia “v-cuff”, tem que ter também um liner “v-cuff”

 

Modalidades do Patins Profissional

  • Slalom Inline: (Speed & freestyle), Consiste em correr entre cones, no Speed vence quem termina o percurso em menos tempo, e o freestyle consiste em executar vários tipos de manobra no “flat”, entre os cones
  • High Jump: Consiste “Pure High Jump” que é Salto em altura de Patins, e ainda “Best Trick” – melhor manobra.
  • Patins Street: são gaps, giros e grinds executados em obstáculos do cenário urbano como rampas, cantoneiras, corrimões, telhados e escadarias, melhores da categoria são Chris Haffey e Jeff Stockwell.
  • Patins Vertical: são as mesmas manobras executadas do street, em Halfpipe (rampa em forma de “U”);
  • Park: esta modalidade é praticada em pistas especializadas, que possuem obstáculos como mini-ramps, quartes-pipe, funbox, box, corrimãos, rampas de 45 graus, muro para Wall-rides, Canyon, jump-launchers e qualquer outro obstáculos que possam ser utilizados. Tudo isso dentro de um espaço reservado. Existem “Parks” ou “Skateparks” privados e públicos. Um dos melhores “Parks” existentes hoje é o “Woodward Camp” que é a empresa responsável pela construção da maioria das pistas para o campeonato mundial X-Games. Esses “Skatepark’s” tem seus obstáculos na maioria das vezes feitos em madeira do tipo “MDF” na camada superior em “Skatepark’s” indoor e madeira naval quando o “skatepark” fica a céu aberto. Também é comum encontrar muitos “Skatepark’s” de concreto com a superfície em “Cimento queimado” o que o torna mais liso e mais aderente para as rodinhas adequadas para manobras.

About author

Você também pode gostar

Capacetes inteligentes já estão em fase de testes

Apos sofrer um acidente grave em 2008, o diretor executivo da Skully Helmets, Marcus Weller decidiu criar um capacete capaz de transmitir todas as informações necessárias ao piloto, sem que seja

Dicas para nunca ficar sem freio

Ao contrário da bateria, todo mundo aqui deve pensar nos freios constantemente – principalmente quando o motorista da frente não ajuda. Hoje, com a popularização do duplo-circuito em diagonal, é

O melhor do Rip Curl Pro Bells Beach 2011

Válido como segunda etapa do World Tour 2011, o Rip Curl Pro Bells Beach recebeu os melhores surfistas do mundo na arquibanca natural de Bells Beach, Victoria, Austrália. Esta foi

10 Comments

  1. Thiago Schirmer
    setembro 24, 01:58 Reply
    Galera, estou querendo partir para o agressive, mas na minha cidade não tem pista e por isso vou acabar andando sempre em calçadas e no asfalto e nem sempre esses terrenos estão em perfeitas condições. Minhas dúvida, com um agressive é possível andar de boa em terrenos "irregulares"?
  2. Danielson Da Silva Borges
    janeiro 16, 15:16 Reply
    jente isso nao e pa kualker um isso foi feito pra mim ...isso nao e patins e sapatos com rodas ass;suzuky psicopata
  3. Renata Catalão
    janeiro 12, 00:37 Reply
    Pessoal, quero um patins legal com chassi de alumínio de preferência acima de ABEC7 ou relacionado. Please, me indiquem algum! É pra passeio. Beijinho pra vocês. Tanks!
  4. mauro krowczuk
    novembro 22, 19:59 Reply
    patins inline eh mt massa pra quem ta pensando em comprar um vale a pena, esse link eh para ver um role de patins street na rua em porto alegre, pra quem interessar olha la.. flw http://www.youtube.com/watch?v=yG6GcS1zWDk

Deixe uma resposta