O que é Madeira de Reflorestamento

Hoje em dia é raro encontrar alguém que nunca tenha ouvido o termo consciência ambiental e os diversos meios de se promover algo positivo relacionado a essa causa tão importante, contudo, nem todos os termos que envolvem esse tema são de conhecimento de todos, e um deles é o uso de madeira de reflorestamento. Você sabe o que é madeira de reflorestamento?

Se não sabe, vamos contar, contudo, é válido fazer uma pequena introdução ao assunto.

O que são e para que servem as árvores

Árvore Matusalém na Califórnia, ser vivo mais antigo conhecido. Mais de 4840 anos de idade. - Imagem: Internet/Divulgação
Árvore Matusalém na Califórnia, ser vivo mais antigo conhecido. Mais de 4.840 anos de idade. – Imagem: Internet/Divulgação

Antes de entrar no assunto, desde muito pequenos nós aprendemos na escola que as árvores, dentre muitas funções importantes, são responsáveis pela produção/filtragem do oxigênio, elemento essencial para nossa existência.

Além disso reduzem a quantidade de CO² no ar, contribuindo para a diminuição do desgaste na camada de ozônio, que nos protege contra os raios UV e o aquecimento global.

Árvores também ajudam a regular o clima no planeta, a umidade do ar, produzem frutos que nos servem de alimentos, servem de casa para animais, servem de suporte para plantas menores e mais dezenas de coisas, muitas delas que a ciência ainda nem descobriu ou terá tempo de descobrir.

Elas são seres vivos, não como nós, mas vivos. Nascem, crescem, se reproduzem e morrem, seja por força do tempo, do acaso ou o peso da mão do homem.

No caso do Brasil, isso acontece desde a época da colonização, de maneira descontrolada, mas tolerável, já que na época não existia essa noção que temos hoje.

Elas, com a ajuda dos ventos, animais e outras maneiras naturais se reproduzem sem o homem, em seu tempo, mas infelizmente nós humanos temos usado seus recursos mais rapidamente do que elas podem dar conta, portanto a mesma mão que desfruta de sua grandiosidade é responsável (ao menos na teoria) por equalizar esse déficit de desmatamento.

O nosso planeta é um organismo perfeito, é inteiramente apto a gerar vida e se recuperar com o passar do tempo, mas ele não está dando conta e nós, seres inteligentes não estamos nos dando conta disso. Pelo menos a maioria de nós não!

Afinal, o que é madeira de reflorestamento

Plantação reflorestada de árvores de pinus, tipo mais comum utilizado. - Imagem: Internet/Divulgação
Plantação reflorestada de árvores de pinus, tipo mais comum utilizado. – Imagem: Internet/Divulgação

A grosso modo, madeira de reflorestamento é aquela que tem sua produção controlada, ou seja, você planta, usa e depois repõe, plantando uma nova. Esta é a visão simples e não técnica da coisa toda.

No caso, existem árvores que crescem bem rapidamente e outras que nem tanto, portanto, o ideal é fazer o uso das que crescem rápido e que podem ser repostas em tempo tolerável para que não haja impacto expressivo no meio ambiente, salvado a vida daquelas nativas, que demoram mais para crescerem e que nasceram naturalmente.

Para o plantio de madeira de reflorestamento ou de compra e uso por empresas, que investem nessa forma mais correta de extração de recursos naturais, como Awesome e a Nineclouds, existe uma regulamentação de todo o processo, fiscalização e rastreamento do IBAMA, pois afinal, para que as coisas deem certo, é preciso controlar.

Créditos de Carbono

Para fomentar ainda mais o uso dessa maneira de consumir madeira, uma das formas que o governo encontrou d fazer com que mais empresas fizessem sua parte foi com a criação dos Créditos de Carbono, a partir do ano 2.000.

Com o crédito de carbono, toda empresa que reduzir a emissão de gazes nocivos ao meio ambiente através do plantio de árvores ou outras ações ganha pontos que podem ser (inclusive) comercializados ou trocados.

Ou seja, investindo nisso é possível ajudar o meio ambiente e ainda lucrar com isso.

Nem tudo é perfeito, muito tem que ser aperfeiçoado mas hoje o Brasil (acreditem ou não) é um dos maiores responsáveis por reflorestamento no mundo, tendo ainda como exemplo o estado do Paraná, conhecido como “pulmão do reflorestamento no Brasil”.

Deu para ter uma noção de como a coisa toda funciona e qual a importância?

Ninguém aqui vai sair plantando árvores como loucos (e isso ajudaria se fizéssemos, só para constar), mas consumindo produtos de empresas que investem no reflorestamento (ou outras ações ambientais), automaticamente está sim ajudando e muito o planeta.

Qual marca de Skate usa madeira de reflorestamento?

Estoque de matéria prima da Awesome Skateboards. - Imagem: Mateus Labor
Estoque de matéria prima da Awesome Skateboards. – Imagem: Mateus Labor

Existem várias pelo mundo afora, a preocupação e a pressão por parte dos consumidores está cada vez maior, e isso é ótimo!

De uma forma ou outra a tendência é que todos usem e quanto mais informação passamos aos consumidores, mais eles cobram das marcas que tanto confiam.

Para este texto selecionamos duas marcas que fazem sua parte para que nosso planeta seja um lugar melhor para se viver:

Awesome Skateboards

Produção de um shape Awesome em torno CNC - Imagem: Mateus Labor
Produção de um shape Awesome em torno CNC – Imagem: Mateus Labor

A Awesome é uma marca jovem, porém engajada em mostrar que este planeta tem sim salvação.

A empresa tem como carro chefe a produção de Shapes para Skate e usa em sua produção apenas madeira de reflorestamento, rastreadas pelo IBAMA e não para por ai, faz questão de plantar uma árvore a cada 10 Shapes vendidos.

Já falamos sobre a marca aqui e os produtos podem ser encontrados exclusivamente na Monster Sports.

Nineclouds Skateboards

Shape Nineclouds com o selo Carbon Free - Imagem: Nineclouds
Shape Nineclouds com o selo Carbon Free – Imagem: Nineclouds

Amigos de longa data, a Nineclouds sempre investiu no Skateboard nacional e desde sua criação tem como foco fazer o melhor e da maneira correta.

A empresa patrocina e incentiva o plantio de árvores, equalizando sua emissão de carbono, causada durante seu processo de produção e transporte de produtos.

Enfim, agora vocês sabem o que é madeira de reflorestamento

Ninguém aqui é especialista e muito menos eu, mero editor deste site de notícias, mas acredito que foi possível sintetizar o pouco que sei para contribuir de alguma forma com toda comunidade do Skateboard, explicando o que é madeira de reflorestamento e um pouco mais.

Lembrem-se, Skate é uma cultura, skatista é formador de opinião sim e tem um papel importante em sua cena. Repasse a palavra, adquira conhecimento, torne-se alguém melhor do que era ontem.

Amanhã, torne-se alguém melhor do foi hoje, isso só se consegue com estudo, reflexão, tolerância e pensando no coletivo.

Skate sozinho é esporte, no coletivo é estilo de vida, filosofia, portanto, pense no coletivo sempre!

Abraços a todos, repassem a palavra, irmãos!