Este é um site que fala de Skate, não apenas do Skate como esporte, mas como toda uma cultura, um estilo de vida e liberdade. Quem anda de Skate gosta de liberdade, liberdade para praticar, socializar e liberdade sobre como escolhemos viver nossa vida.

Não que seja uma regra (e não é), mas é muito comum você encontrar muitos Skatistas com piercings, alargadores e principalmente tatuagens, isso também faz parte da nossa cultura. Eu mesmo tenho todos esses 3 itens em meu corpo, e adoro isso!

Contudo, (infelizmente) existe um projeto de lei de autoria da Senadora Lúcia Vânia que visa regulamentar entre diversas coisas, também as intervenções no corpo e sua interpretação pode (e vai) gerar problemas para Tatuadores, Perfuradores, Micropigmentadores (sabe sua sobrancelha permanente?) e até enfermeiros e farmacêuticos.

A proposta

Nova Lei pode dizimar Tatuadores e Body Piercers no País
Temos de ter liberdade sobre como escolhemos viver nossa vida. Foto: Acervo pessoal do editor.

A PLS 350/2014 do Ato Médico tem em seu texto o seguinte trecho, que abre um leque de dificuldades na vida de profissionais do Brasil todo:

IV – invasão da epiderme e derme com o uso de produtos
químicos ou abrasivos;

V – invasão da pele atingindo o tecido subcutâneo para injeção,
sucção, punção, insuflação, drenagem, instilação ou enxertia, com ou
sem o uso de agentes químicos ou físicos.

Na ideia da Senadora, muita coisa só poderá ser realizada por quem é Médico! Imagina só um Tatuador tendo de fazer 6 anos de medicina para fazer uma arte em você?! É até engraçado, se não fosse triste!

Tatuagem é arte!

Nova Lei pode dizimar Tatuadores e Body Piercers no País
Uma das tatuagens do editor Titão – Foto: Acervo pessoal do editor.

Tatuagem é arte e para ser artista, na maioria das vezes você tem de nascer com o dom, estudar e treinar muito para conseguir transformar isso numa profissão. Com a aprovação dessa proposta e com a interpretação errada desse texto, a vida de milhares de profissionais vai para o espaço!

Segundo o Sebrae, anualmente o mercado da Tatuagem cresce cerca de 400% só no Brasil, todo material utilizado, desde tintas a agulhas passam por aprovação da ANVISA e quem possui tatuagem ou perfuração sabe que os profissionais tem um cuidado incrível com a higiene, estudam, participam de treinamentos e workshops constantemente, tudo para oferecer um serviço de qualidade para nós clientes, e claro, para que possam sustentar a eles e suas famílias.

Para finalizar vou aproveitar para parabenizar a todos os Tatuadores do Brasil (inclusive o meu) pelo trabalho incrível que fazem, já que ontem, dia 20 de julho, além de dia do amigo, foi dia do Tatuador (coincidência feliz, aliás).

Vote contra! (se quiser)

E você, caro leitor, pode nos ajudar nessa luta contra a proposta da Senadora Lúcia Vânia votando lá no site do Senado Federal contra essa loucura.

Se você não concorda conosco, sem problemas, vivemos em uma democracia, mas se concorda, dê uma força, é fácil e rápido de votar! Você pode ajudar a salvar o emprego de milhares de profissionais no pais.

Se este texto lhe convenceu, clique no botão abaixo e vote contra! Grande abraço a todos! Juntos somos mais fortes!

Todas as tatuagens do editor Titão exibidas nesta matéria são obras do artista Rafa Tattoo, de Lorena – SP.