Uma das principais capitais culturais da Europa, Berlim respira história e arte de rua, cenário ideal para a ascensão do mundo do skate, fomentando este esporte tão tradicional e atraindo novos adeptos deste estilo de vida tão rico.

Repleta de parques e lugares históricos, a capital alemã oferece diversos picos com arquiteturas fantásticas para andar de skate e curtir uma das cidades mais encantadoras do Velho Continente. Neste post, vamos listar as principais pistas e locais para você conhecer, dar um rolê e, de quebra, se divertir na terra da cerveja e do chucrute. Confira:

Pappelplatz

Perto do Memorial do Muro de Berlim, um dos pontos turísticos mais icônicos da Alemanha (e também do planeta!), uma pracinha triangular faz o mundo do skate ganhar vida na capital. A Pappelplatz — localizada próximo à rua Bernauer (Bernauer Straße)marco divisor entre Alemanha Oriental e Ocidental — conta com uma pequena pista de skate com alguns obstáculos modestos, mas não deixa de ser um lugar ótimo para andar de skate.

O calçadão liso no entorno do Muro, chamado de East Side Gallery (onde se encontra a parte mais extensa e conservada do monumento, com diversos painéis de grafite), skatistas do mundo inteiro podem aproveitar cerca de 1,3 quilômetros para andar de longboard e conhecer um dos maiores símbolos da história mundial.

Baustelle

O Baustelle (algo como ‘canteiro de obras’, em alemão), localizado no terreno do Kulturforum (Fórum Cultural, onde se encontram vários ambientes como bibliotecas e uma sala filarmônica), é o local mais famoso para prática de skate da capital. Considerado um dos 25 picos mais icônicos do mundo do skate, o enorme espaço de piso de mármore e granito possui obstáculos urbanos de street para todos os gostos, como bordas, acessos duplos, escadas, corrimãos, trilhos, rampas e inclinações de vários tipos.

Tempelhofer Park

Esse parque, o maior de Berlim, nada mais é do que um antigo aeroporto, com uma gigantesca pista de pouso desativada, de mais de 300 hectares. Em 2010, o parque foi entregue à população e o amplo espaço se tornou uma das principais áreas sociais da Alemanha.

Além de skatistas, que podem curtir alguns obstáculos e, sobretudo, a pista reta para andar e mandar manobras, ciclistas, praticantes de street windsurf, famílias inteiras, crianças e adolescentes aproveitam os belos dias ensolarados para se divertir, brincar, fazer piqueniques, churrascos, curtir uma música ou simplesmente descansar.

Volkspark Hasenheide

Inaugurado na década de 30 e expandido depois da Segunda Guerra, somente em 2006 o Volkspark ganhou sua área de esportes com pista de corrida e quadras de basquete e de hóquei. Com a cena do skate em franca ascensão no país, uma pista de concreto com obstáculos pré-fabricados, miniramps e parede de vert foi construída no local.

Os diversos parques e praças com arquitetura ideal para andar de skate fazem de Berlim uma das cidades europeias com uma das cenas mais fortes do esporte na Europa. Além de ser uma cidade fantástica, os diversos pontos turísticos impressionantes e atrações culturais, artísticas, musicais e gastronômicas fazem da capital alemã o cenário perfeito para os adeptos desse estilo de vida.

A única ressalva são os meses rigorosos de inverno entre o fim e o começo do ano, geralmente de dezembro a março, bem frios, chuvosos e com neve espalhada por todo canto, que inviabilizam andar de skate em locais abertos.

Agora que você já sabe da importância de Berlim para o mundo do skate e onde dar um rolê épico por lá, compartilhe este post em suas redes sociais para informar seus amigos e outros adeptos do esporte. Até a próxima!