Se você acompanha o canal da Monster Sports provavelmente já assistiu aos tutoriais do Nollie Flip FS Nose Grind e o Switch Heelflip, manobras de skate ensinadas pelo nosso parceiro, o monstro Alex Carolino, consagrado aqui no Brasil e pelo mundo afora.

Neste post vamos fazer um guia para você aprender em cinco passos a fazer o Frontside Ollie 180, ou simplesmente 180, uma das mais tradicionais e básicas manobras do skate. Bora lá?

Manobras de skate: FS 180 Ollie

O movimento dessa manobra de skate consiste em um giro no ar de 180º para frente. Para conseguir mandar esse FS 180 Ollie basta colocar o pé da frente em cheio centralizado na largura do shape e o de trás na ponta do tail. Em seguida, bata o ollie e com o pé da frente puxe o skate para trás para fazer uma meia lua no ar, girando seu corpo e também o skate. Parece fácil, né?

Vamos ao passo a passo para você aprender a mandar essa manobra com consistência e perfeição. Se liga aí!

1º passo: O posicionamento dos pés é fundamental para executar bem essa manobra de skate! Posicione seu corpo da maneira preferida, como faria para mandar um ollie normal, por exemplo. Coloque o pé da frente em cheio no shape, logo atrás dos parafusos, e somente a ponta do pé de trás no tail.

2º passo: Para mandar um ollie, você normalmente deve flexionar as pernas e pular, correto? Pois bem, no caso do 180, você se agacha, porém, na hora de pular você faz isso girando seus ombros para a direção que pretende ir, até ele não ter como virar mais, sem forçar. Com isso, a parte superior de seu corpo estará virada quase em 90º, assim suas pernas naturalmente acompanharão o resto do corpo. Metade do caminho já foi percorrido, e você ainda está batendo o tail no chão.

3º passo: Quando der o ollie, no ar, puxe o pé da frente com força para trás para empurrar o tail para frente e arraste o de trás para frente, também com força, para que o nose vá até a ponta traseira do shape, mudando sua base.

4º passo: Olhe para a direção que está indo. É importante manter seu olhar fixado para frente, por mais que esteja mudando a sua base, com o corpo e skate girando, mantenha-se olhando para frente pois isso garante que manterá o equilíbrio na aterrissagem.

5º passo: Caia com as quatro rodas no chão e as pernas bem flexionadas (de preferência nas bases), nunca retas, para amortecer o impacto e evitar perder o equilíbrio, sofrer quedas ou até mesmo lesões.

Cuidados ao mandar o 180

Essa manobra de skate requer treinamento, concentração e paciência para aperfeiçoar o movimento até conseguir mandá-lo com perfeição. Por isso, não desanime ao errar, o que vai acontecer muitas vezes, e com as quedas que você pode vir a sofrer tentando executar o 180.

Você pode começar tentando mandar o 180 no chão, mudando a base, para pegar a noção exata e aumentar sua prática, de forma que a manobra saia de maneira automática quando estiver no ar.

Sem a ajuda do peso de seu corpo, dificilmente você conseguirá dar o FS 180 Ollie. Se o movimento dos seus ombros e braços não acompanharem o dos seus pés no shape, provavelmente essa manobra não vai sair.

Outro erro comum é colocar todo peso do corpo em um dos pés para executar a manobra. Tente balancear seu peso entre as duas pernas para manter a distribuição igualada entre ambas. E jamais caia com as pernas retas. Você pode se machucar!

É isso aí galera! Agora que vocês já sabem como mandar o FS 180 Ollie, deixem os seus comentários aqui caso ainda tenham alguma dúvida ou queiram aprender outras manobras de skate. Até a próxima!