Go Skate Day 2017 - Parte 2

Dando continuidade a nossa série de postagens em homenagem ao Go Skate Day 2017, comemorado todos dia 21 de junho, hoje falaremos de mais algumas personalidades responsáveis por fazer a diferença, não apenas no Skateboard, mas também na sociedade.

Pensando que Skate é mais do que um esporte e sim uma cultura, por mais underground que seja, tem valores, muitos, inclusive. As vezes mesmo sem saber, você aprende e pratica esses valores com seus amigos enquanto anda de Skate.

Quando se depara com um garotinho tentando dar as primeiras remadas e vai lá ajudar. Quando você participa de um campeonato e vibra com a manobra de seu amigo (que está competindo com você), quando acorda cedo e vai ajudar a pintar sua pista local, quando doa umas peças para um companheiro que não tem condições de comprar, etc.

Você se identificou com algumas dessas atitudes? Pois é, todas elas fazem parte dessa cultura. A ajuda mútua, a caridade, ficar feliz com a conquista do próximo e tudo mais são coisas que praticamos quando vivemos o Skate em sua plenitude!

Aqui mostraremos alguns que foram um pouco mais além, pois tiveram condições e se dedicaram a isso, servindo como inspiração e nos mostrando que é sempre possível fazer um pouco mais. Confiram os escolhidos de hoje:

Russ Howell

Lenda do Skate, incluído no Hall of Fame em 2017 é um dos pioneiros skatistas do Mundo ainda na ativa, considerado como o primeiro campeão no Freestyle, participou como mestre de cerimônias em diversos campeonatos, inclusive Mundiais.

É um exemplo de esportista, detentor de um Record no Guinness Book, mantém arquivos sobre a história do skate e exercita sua paixão em palestras públicas.

É um dos “Embaixadores do Skate” e também um dos principais responsáveis por profissionalizar o skate. Escritor de livros, participou de vários filmes, séries e comerciais de TV. Exalta o skateboard como desporto inserido nas comunidades.

Tony Hawk

Detentor de 12 campeonatos mundiais de Vertical, três campeonatos mundiais de Street Style, dez X Games, participação em filmes, games, comerciais, grande representante do Skate mundial e consagrado uma lenda viva do Vertical, ele criou também a Tony Hawk Foundation.

Basicamente, a Fundação tem trabalhado para contribuir com o desporto que tanto lhe deu oportunidades. Criada para promover e financiar pistas públicas em comunidades carentes, a fundação distribuiu mais de um milhão de dólares para entidades sem fim lucrativo construírem pistas por todo os Estados Unidos e já fez diversas contribuições para outros países, como Afeganistão, por exemplo.

Gary Holl

Skatista Profissional Freestyle, criou em 2008,  na cidade de Palo Alto – Califórnia, a instituição sem fins lucrativos Board Rescue, que ajudou mais de 5.000 crianças, doando cerca de 500.000 dólares (hoje cerca de 1.600.000 reais) em Skates nos Estados unidos. Eram escolhidas organizações que trabalhavam com pessoas em situação de vulnerabilidade social, ajudando no desenvolvimento físico e mental daqueles que foram contemplados com essa ajuda, reduzindo a possibilidade de algum desvio de conduta em longo prazo.

Go Skate Day é uma grande conquista!

O Go Skate Day não se trata de uma data comercial, se trata de um dia para celebrar toda a contribuição dele como esporte, como cultura, como fonte de renda e muito mais para o mundo todo.

Skate é diversão, é saudável, é união e está mais do que provado que atua como ferramenta extremamente efetiva de desenvolvimento do convívio em sociedade. Tem anos de história e não vai acabar. Tem seus altos e baixos, mas no final sempre dá a volta por cima e mostra ao mundo todo para que veio.

Hoje é oficialmente um esporte olímpico e as projeções de crescimento e aceitação são enormes!

Essa foi a maneira que acreditamos que seria possível homenagear o Go Skate Day aqui no site, trazendo não apenas palavras bonitas e célebres, mas também informações edificantes a todos os nossos leitores.

Parabéns Skate! Parabéns Skatistas e todos os envolvidos na cena mundial, dia 21 de junho é o nosso dia!

Obrigado ao amigo Per Canguru, que contribuiu com esta matéria e a anterior, indicando  os nomes e falando um pouco da história das personalidades homenageadas aqui.

E você, amigo leitor, não deixe de comentar e deixar sua contribuição. Se conhece alguém que contribuiu, conte a história para nós!