Go Skate Day 2017 - Mike RogersGo Skate Day 2017

No dia 21 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Skate, popularmente conhecido como “Go skate Day”. Esta data foi criada em 2004 pela IASC – International Association of Skateboards Companies (fundada em 1994), e dezenas de países (inclusive o Brasil) já aderiram as comemorações, onde geralmente são organizadas grandes passeatas, campeonatos e eventos diversos.

Em homenagem a este dia tão importante, decidimos fazer uma série de postagens contanto um pouco sobre grandes nomes que de alguma forma contribuíram não apenas para o Skate, mas para a sociedade como um todo, portanto, fique ligado e veja quem fez história e também a diferença:

Mike Rogers

Mike Rogers - Divulgação/Internet
Mike Rogers – Divulgação/Internet

Criou a Grind for Life em 2003. Mike teve câncer duas vezes, perdeu um olho, continua andando de skate e administra uma das mais importantes fundações, que levanta fundos para assistência de pessoas com câncer.

Seu trabalho pode ser acompanhado no site da Grind for Life, instituição que auxilia financeiramente pessoas e famílias que necessitam viajar grandes distâncias para atendimento médico especializado. Outra função da GfL é orientar pacientes e familiares quanto aos procedimentos durante o tratamento e por fim, inspira-los, para que possam suportar e superar esse momento delicado.

Um trabalho incrível, louvável e que faz a diferença para muita gente!

Sandro Testinha

Sandro trabalhou na antiga Febem, hoje Fundação Casa durante cerca de 10 anos, levando skate para crianças e jovens infratores. Desde 2011 atua na associação que criou, a Social Skate em Poá, atendendo crianças carentes da comunidade, mantendo um espaço para obstáculos, aulas de skate, campeonatos e eventos.

A Associação Social Skate tem como proposta, a realização de atos que visem a inclusão social, educacional e cultural de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através de atividades esportivas, culturais e de lazer.

Em suma, o projeto que inicialmente ajudava quem já cumpria uma medida socioeducativa, hoje orienta e educa jovens para que corram menor risco de cometerem desvio de conduta, reduzindo o impacto social e trazendo maior chances deles almejarem um futuro longe de drogas ou criminalidade.

Troy Derrick

Troy Derrick
Troy Derrick – Divulgação/Internet

Troy é um dos últimos e legítimos descendentes dos primeiros nativos Americanos (First Nations). Skatista e policial da Polícia Real Montada do Canadá, ele atua na comunidade, trazendo a história dos nativos canadenses que se perdeu com o tempo, com a quase extinção total das tribos e exploração comercial de sua herança cultural.

Além disso, participa ativamente de campeonatos de skate com pequenas palestras ou discursos motivacionais do valor de não só integrar a sociedade como de atuar positivamente em prol dela.

Estes foram apenas três, de muitos Skatistas que fazem a diferença na sociedade e que merecem total reconhecimento de suas ações, pelo simples motivo de servirem como inspiração para esta e próximas gerações.

Até o dia 21 de junho ainda mostraremos outros nomes e outras histórias inspiradoras para este Go Skate Day. Acompanhem por aqui, pois Skate é mais do que um esporte e manobras, é uma cultura rica e um estilo de vida que valoriza e respeita, de seu modo, a convivência social e auxílio ao próximo.

Todos os nomes apresentados nesta série foram dicas de um cara que entende muito do assunto, o Skatista Profissional Per Canguru, amigo da Monster de longa data.

Agradecemos de coração a esta ajuda!

  • Iuna Cardoso

    Bom dia !
    Ae Titao !
    Tudo bem !?
    A caminho da Paulista !
    Skate day na veia !

  • Rômulo Carbonel

    Legal… onde vai ter torneio?

    • Olá Rômulo, durante o Go Skate Day, acontecem eventos no país todo, desde passeatas até shows e campeonatos. Este texto foi feito para explicar um pouco de como é o dia e também para (principalmente) divulgar as histórias de personagens icônicos da história do Skate.
      Sobre a pauta de eventos, é interessante se informar com os grupos da cena de sua localidade, pois certamente haverá algo bem perto.
      Existe um site que é especializado em divulgar eventos, dê uma olhada por lá: http://campeonatosdeskate.com.br/
      Obrigado pelo comentário, grande abraço!

  • Iuna Cardoso

    Legal !

    Skatistas fazendo a dierença !!

    • Muito massa, não é Luna?

      Como eu disse no texto, skate não é apenas manobras, é mais que isso. É uma cultura rica e edificante, onde o coletivo e a ajuda mútua imperam. Esses valores, se utilizados da maneira correta, acarretam em histórias como as contadas no texto acima, inspiradoras e notáveis.
      Obrigado por mais um comentário. Um grande abraço!

      • Iuna Cardoso

        Verdade !
        É uma cultura bem diversificada.
        Muito bom fazer parte dela.
        E tem muita gente boa nela também, concordo com você.
        Um abraço !