Esporte e saúde: quais os benefícios de andar de skate e patins?

Uma combinação quase perfeita para quem quer cuidar de si: diversão, esporte e saúde – uma maneira nova de cuidar de você e do seu corpo. Um jeito eficiente de fazer isso é andando de skate e patins, atividades que podem animar seu dia e melhorar muito sua qualidade de vida. Tudo isso sem contar com os momentos divertidos e os novos amigos que você pode fazer.

Para entender melhor quais são os benefícios dessa prática, não deixe de ler essa postagem até o final!

Têm uma alta queima calórica

Para quem quer perder uns quilinhos, andar de patins ou de skate pode ser uma ótima medida. Além de ser muito divertida, a prática consegue queimar mais ou menos 500 calorias para quem é iniciante (e fica andando e parando o tempo inteiro). Conforme você vai se desenvolvendo e conseguindo ter um desempenho melhor, o gasto calórico aumenta (podendo chegar a incríveis 700 calorias por hora) — e a prática fica muito melhor, considerando que você se diverte mais!

Estimula grupos musculares

Hoje em dia passamos muitas horas em frente ao celular, ao computador ou tendo péssima postura no ambiente de trabalho, não é mesmo?

Andar de patins ou de skate é uma ótima oportunidade para movimentar o esqueleto e sair do sedentarismo – tudo isso sem contar que ajuda a definir as pernas, o glúteo e toda a musculatura abdominal, livrando você daquela gordura localizada que insiste em ficar por ali. Como você precisa ter uma boa postura para manter o equilíbrio, os braços e os ombros também são muito trabalhados.

E as boas notícias não acabam por aí: tudo isso acontece sem nenhum impacto nas articulações, preservando seu corpo de problemas no joelho, por exemplo. Se você sofre de algum tipo de desvio ou dor na coluna, essa pode ser uma boa maneira de se exercitar e cuidar de você de uma forma mais leve e sem desgastar suas articulações.

Mas fica a dica: caso você tenha algum problema nas articulações ou na coluna, é sempre bom procurar um médico, para que dessa forma, esporte e saúde sejam realmente aliados a seu favor, ok?

É uma maneira de fugir do estresse

Com a rotina cada vez mais agitada, as pessoas têm uma dificuldade maior de relaxar e escapulir do estresse. Parar por alguns minutos para se divertir é um grande escape e é muito importante, pois faz com que sua mente se desligue um pouco dos compromissos habituais e assim você consegue se divertir.

Ou seja, os ganhos de praticar patins e skate sinalizam um bem estar psicológico melhor. Como vimos até agora, você consegue controlar melhor o seu peso, estimular partes do corpo que você dificilmente faria e ainda se mobilizar para fugir da rotina estressante.

Traz benefícios consideráveis para o coração

Considerando esse tipo de exercício, o principal ganho para o seu corpo é o cardiovascular, ou seja, o desempenho do seu coração. Tudo isso porque a prática é responsável por melhorar e desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório, fazendo com que você adquira força e resistência com mais facilidade.

Para aliar e atingir resultados ainda melhores, você pode investir em uma alimentação equilibrada antes e depois da prática de exercícios. Assim você faz com que seu corpo funcione melhor e fornece tudo que ele precisa para desempenhar bem suas funções.

Proporciona bem estar e melhora a qualidade de vida

Como é comum durante a prática de qualquer atividade física, seu corpo libera endorfina, um hormônio que transmite a sensação de bem estar e felicidade. E não é diferente no caso de se praticar skate ou patins. Ter esse hormônio funcionando é uma delícia, pois você enfrenta a rotina com mais disposição e também tem a consciência de que está cuidando do seu corpo.

E isso, claro, afeta diretamente a sua qualidade de vida. Parar alguns minutos por dia para se exercitar significa que você consegue equilibrar as coisas em sua vida, o que é um grande ganho. Tudo isso aliado ao bem estar da sua mente fazem com você tenha sensações de liberdade e de emoção — coisas que todo mundo gosta de sentir. Como você pode perceber, além dos diversos ganhos físicos, os ganhos psicológicos também são um ponto forte da prática desses esportes.

Desenvolve equilíbrio

Se você é desequilibrado, praticar um desses esportes (ou até os dois) pode fazer com que você desenvolva essa habilidade. Afinal de contas, andar de skate ou de patins envolve resistência e equilíbrio o tempo inteiro, sendo uma atividade um pouco mais elaborada que a maioria das pessoas pensa.

Em ambos os esportes, é comum ver novos praticantes se esforçando para ficar em pé e manter o equilíbrio por mais tempo, mas os ganhos podem ser incríveis! Então, não perca mais tempo e desenvolva esse ponto.

Auxilia na socialização

Praticar um esporte como esses é uma maneira de encontrar uma tribo, afinal de contas, é um grande ponto em comum que você desenvolve com essas pessoas. Se for parar para pensar, os esportes podem agrupar e enturmar, e quem pratica patins ou skate normalmente tem outros amigos que praticam também, já reparou?

Além disso, atividades ao ar livre são muito democráticas, aproximando muito as pessoas. Estando juntas, gostando da mesma coisa e praticando no mesmo lugar é meio caminho andado para criar novas amizades e vínculos.

Pode ser praticado em qualquer idade

Acredite, mas quem se apaixona por esse esporte continua praticando na vida adulta e alguns até na terceira idade. Claro que é sempre preciso tomar cuidados especiais, como o uso de joelheiras, capacetes e outros equipamentos de segurança, mas é possível praticar por um longo tempo. Assim você se sente revigorado, segue cuidando da sua saúde e envelhece com uma melhor qualidade de vida.

Sabendo de todos esses ganhos, você tem motivos de sobra para se exercitar usando skate ou patins. Assim você mantém esporte e saúde em dia, tendo um estilo de vida mais alegre e divertido. Caso você conheça algum outro benefício que não citamos, não se esqueça de deixar seu comentário no espaço abaixo. Nos encontramos em breve!

  • Yuri Moreno

    tião, eu to fazendo uma pesquisa sobre o skate e os beneficios, voce pode me mostrar a referencia desse seu artigo??