Entenda a importância da hidratação para um skatista

A maior parte do corpo humano é composta de água. Isso já dá uma dimensão da necessidade de manter o organismo bem hidratado, certo? E, apesar disso, em meio à rotina esportiva, é natural se esquecer da importância da hidratação — sobretudo no skate.

Se você é skatista e tem dificuldades em consumir água quando se aventura pelas ruas e pistas, tome cuidado. A falta de hidratação coloca em risco a sua saúde e, claro, prejudica a sua performance.

Neste post, vamos explicar por que você não pode cair nessa armadilha e como evitar os riscos da desidratação:

A importância da hidratação

Cãibras, tonturas, fadiga muscular, maiores riscos de lesões e até mesmo a aceleração dos batimentos cardíacos. Esses são alguns dos problemas de executar as suas manobras sem consumir líquidos entre os intervalos.

O ideal é estar bem hidratado meia hora antes de iniciar a prática esportiva e fazer pausas para consumir mais líquidos a cada meia hora de atividade. É interessante que a ingestão de líquido seja moderada nas pausas, apenas para manter o equilíbrio do corpo.

E lembre-se: mesmo em dias nos quais o sol não esteja forte, a própria natureza da prática esportiva exige uma hidratação adequada, porque você vai gastar líquidos quando transpirar.

As dicas para hidratação

Você tem dificuldades para manter uma rotina de hidratação corporal? Veja as dicas que listamos e cuide melhor do seu bem-estar. Com elas, você vai notar que essa missão é mais fácil do que imagina:

Use aplicativos de celular

Alguns aplicativos te ajudam a se lembrar de consumir água. Como consequência, isso ajudar a fixar em sua memória uma rotina de consumo de líquidos. Seu relógio biológico vai começar a apitar sozinho depois de algum tempo. Lembrando que o consumo de água não deve ocorrer apenas na hora de andar de skate, é durante o dia todo!

Tenha líquidos sempre em mãos

Em meio aos seus afazeres ou até mesmo durante a prática de esportes, parar para tomar água pode ser desestimulante. Por isso, o ideal é ter sempre uma garrafinha por perto. Assim as pausas podem ser mais curtas e práticas.

Consuma um isotônico natural

Você sabia que a água de coco é um isotônico natural? Ela é rica em sais minerais como potássio e sódio, por isso ajuda o corpo a se recuperar da perda de líquidos com a prática de exercício, além de ser uma delícia.

Dê um toque especial à água

Adicionar um gostinho à sua água pode te ajudar a consumir mais líquidos. Abacaxi, gengibre e alecrim são alguns dos condimentos que vão deixar a água com um gostinho suave e refrescante. Mas natural, nada de suco em pó industrializado, hein?!

Invista em outras fontes de líquidos

Para se hidratar, você também pode recorrer a alguns outros alimentos. Melão, pepino, melancia, aipo, sopas e caldos são uma alternativa gostosa para manter seu corpo mais saudável.

Uma alimentação balanceada e a atenção a importância da hidratação pode tornar a prática de skate mais divertida e saudável, já que desse modo você conseguirá evitar lesões e ter ainda mais disposição para andar de skate. Além disso, também vale investir em bons equipamentos de segurança em lojas especializadas em skate. Esporte com segurança é saúde garantida.

Você gostou deste post? Tem alguma outra dica de como cuidar da hidratação durante a prática esportiva? Deixe um comentário e compartilhe as suas ideias!