No Brasil e em muitos lugares do mundo é comum ter como referência o rolamento Red Bones como melhor custo x benefício do mercado, certo?

De fato, pelo menos para este redator ele é sim! Tenho o meu jogo a cerca de 4 anos e com a manutenção em dia, ele está bem até hoje!

Há algum  tempo tem circulado na internet um aviso que foi emitido por uma importadora brasileira atestando que além de algumas características visuais, os rolamentos sem o selo holográfico da empresa se tratam de produtos falsificados. Uma afirmação a meu ver, séria e tendenciosa, que para alguns é tomada como verdade, para outros gera questionamentos e tem dado o que falar em diversos blogs, fóruns e canais do Youtube.

Questionamentos

Dentre as dezenas de argumentos possíveis para confrontar afirmação do selo eu enumerei apenas as três  primeiras que se passaram pela minha cabeça:

  1. É válido lembrar que o selo não vem nas caixas por conta do fabricante e sim pelo importador. Ou seja, entre a fábrica (que fica na China), o distribuidor (Estados Unidos) e o Importador (Brasileiro), são milhares de quilômetros de distância, muita coisa pode acontecer.
  2. Muitas empresas compram diretamente de fora do país, não do distribuidor brasileiro. Quanto mais pessoas envolvidas em uma transação comercial, mais caro fica um produto, para tanto, se existe a opção de se comprar diretamente do distribuidor gringo, por qual motivo comprar de uma empresa aqui, sendo que é o mesmo produto (original), só que mais barato?
  3. O selo pode facilmente ser replicado em qualquer gráfica com equipamentos apropriados (vide o vídeo), portanto, ele não garante absolutamente nada. Se ao menos o selo possuísse um número de série possível de se validar pelo site do fabricante ou coisa do tipo, mas não, é apenas um selo.

A Internet na atual sociedade

Infelizmente, ao mesmo tempo que a internet é uma poderosa ferramenta de compartilhamento de informações, ela é também uma poderosa arma de destruição em massa, onde um mero boato pode se tornar uma enorme confusão!

Vide o cenário político nacional como exemplo, todos os dias são centenas de notícias falsas envolvendo políticos de um partido X e outro partido Y. Promessas de intervenção militar, mandatos de prisão, áudios adulterados e tudo quanto é coisa, tudo com o intuito de apenas fazer barulho, jogar pessoas umas contra as outras e gerar o caos, enquanto os responsáveis por tais informações tem tempo de articular seus próximos passos, manipular a opinião pública e o povo humilde, ignorante e desinformado.

Vivemos em um país com vasta diversidade cultural e recursos naturais valiosíssimos, porém com um sistema educacional defasado, unicamente para nos tornar marionetes do sistema.

O mesmo pode acontecer em todas as esferas possíveis, seja na política, na sua igreja, na sua casa e claro, no mercado.

Por fim…

Acredito que não seja necessário eu falar muito nesta postagem, o vídeo é bem informativo, passa sua mensagem e é bem claro: PENSE, OBSERVE, REPENSE, QUESTIONE AS FONTES, SE QUESTIONE.

Inclusive falo isso para minha filha todos os dias, desde que ela era bem pequena…

Finalizando este texto, é importante salientar que toda e qualquer informação não deve ser adotada como verdade absoluta, principalmente o vídeo acima ou o que eu mesmo escrevi. Esta é a minha verdade e a verdade de quem produziu o vídeo.

A ideia é mostrar aos amantes do Skate que ninguém é santo, muito menos eu ou você que está lendo tudo isto, todos são passíveis a erros conscientes ou inconscientes, seja com atitudes ou opiniões.

Lembro também que em momento algum estou questionando se o produto com selo é original ou não, apenas dizendo que o selo por si só não é garantia de nada, apenas isso.

Exija sempre nota fiscal, valide-a no site da receita federal, fale com o SAC da empresa em que pretende comprar, verifique a reputação dela em sites confiáveis, use todas as maneiras possíveis de se resguardar.

Muita paz e positividade a todos!