Como manter o desempenho no skate durante o verão?

Verão é sinônimo de disposição para a prática de esportes radicais, não é mesmo? Muitas pessoas decidem iniciar uma atividade física nessa época, mas sem contar com o preparo adequado, o que acaba causando sérios problemas! Você sabia, por exemplo, que é preciso tomar certos cuidados para que o seu desempenho no skate não seja afetado nos dias de calor?

Dores musculares, distensões e até mesmo fraturas são os contratempos mais comuns enfrentados por iniciantes que não se preparam. Mas também é necessário lidar com outros fatores de risco, como: a probabilidade de queimaduras, desidratação e insolação.

Por isso, é importante ficar de olho para não transformar o seu tempo de lazer em um pesadelo! Quer saber quais cuidados você precisar tomar a partir de agora? Então, continue lendo este post!

Fique atento ao sol

Que o verão é a estação mais quente do ano não é novidade para ninguém! Entretanto, muitas pessoas não levam em consideração como o sol pode ser perigoso nessa época, causando queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce.

Por isso, todo cuidado é pouco! Use protetor solar o dia inteiro, aplicando-o a cada duas horas para manter a proteção. Além disso, ao sair para andar de skate, procure utilizar roupas adequadas, preferencialmente camisas de manga comprida e bonés, para reduzir a incidência constante de luz solar no corpo.

Hidrate-se constantemente

É preciso se preocupar ainda mais com o seu corpo após a exposição solar. A prática do skate exige esforço físico, sendo importante a hidratação constante antes, durante e depois da atividade.

É recomendado o consumo de dois litros de água por dia, além de outros produtos similares, como água de coco e sucos naturais. Outra dica importante para os skatistas é hidratar a pele, auxiliando na recuperação dos danos causados pelo sol e evitando problemas mais graves.

Verifique qual é o melhor horário para andar de skate

No verão, a incidência solar é mais intensa durante uma parte do dia, especialmente devido à mudança no horário na maior parte do país. É indicado que se ande de skate antes das 10 horas ou após as 16 horas — os índices são menores nesse intervalo, diminuindo os riscos de insolação e outros danos devido pela exposição ao sol.

Além disso, é importante que o skatista verifique como são os lugares onde ele praticará o esporte. É recomendado priorizar ambientes que possuam espaços cobertos ou até mesmo sombras de árvores.

Prepare seu corpo e garanta um bom desempenho no skate

Além dos cuidados com incidência do sol e hidratação, é preciso também preparar o seu organismo para que ele esteja apto a praticar skate. Antes de iniciar a atividade física, faça alongamentos!

Como o verão exige mais esforço, esses exercícios preparatórios ajudarão o praticante a ter um melhor desempenho, reduzindo o risco de lesões e cãibras.

Respire corretamente

Você sabia que respiração pode estar atrapalhando a sua performance? Isso acontece quando o atleta usa somente a boca para respirar, exigindo mais esforço do organismo, que acaba se cansando rapidamente.

A dica é utilizar também o nariz: inspirar por ele facilita a ventilação no seu corpo, além de filtrar o ar. A cavidade bucal deve ser utilizada para expirar, permitindo uma troca mais rápida com o ambiente. Dessa maneira, o skatista não se cansará rapidamente e conseguirá melhorar a sua concentração.

Percebeu como alguns cuidados são essenciais para manter o desempenho no skate? Então, conte-nos sobre a sua rotina durante o verão. Comente abaixo e ajude os skatistas a aperfeiçoarem suas habilidades nesse esporte!