Como evitar dores no joelho? Aprenda aqui!

Apesar de o sedentarismo ser uma das principais causas de dores no joelho, é comum que os praticantes de atividades físicas também tenham desconforto nesse local. O joelho é uma articulação do organismo humano, com função de absorver os impactos gerados pelo contato do corpo com o solo.

Ele é uma das articulações, que mais trabalha próximo ao limite que pode suportar, por isso, ao praticar esportes ou realizar atividades diárias repetidamente, há uma chance grande de se desenvolver uma lesão.

Sabemos que você não vai abandonar o esporte, e nem deve! Por isso, nesse post, vamos te ensinar a evitar dores no joelho e prevenir as lesões. Acompanhe e aprenda!

Pratique esportes e utilize o calçado correto

Utilizar o calçado correto em cada atividade física é a dica número um para evitar as indesejadas dores no joelho. Não é a toa que as lojas esportivas estão cheias de diferentes modelos de tênis, para todas as modalidades de esporte.

Se você for andar de skate, por exemplo, deverá investir em um tênis para essa finalidade, que com certeza, será muito diferente das chuteiras de futebol, ou de um tênis para basquete ou corrida.

Os calçados são minuciosamente desenvolvidos para proteger os músculos e articulações nos movimentos de cada atividade, por isso, é essencial que você esteja sempre utilizado o correto. Além disso, na hora de adquiri-lo, confira se ele te dá estabilidade, equilíbrio, conforto, flexibilidade e amortecimento.

Importante: certifique-se de que o tênis escolhido está de acordo com a sua pisada, que pode ser neutra, pronada ou supinada.

Fortaleça as articulações e musculaturas

Trabalhar a musculatura e as articulações é indispensável para preservar o joelho, principalmente para as pessoas que praticam alguma atividade física. Todos os impactos ou explosões causadas por movimentos no esporte ou em tarefas repetidas do dia a dia recaem diretamente sobre essa articulação.

Então, se o joelho não possuir uma boa força muscular, os impactos podem não se distribuírem corretamente, sobrecarregando alguma cartilagem, tendões ou membrana, resultado em lesões.

Por isso, é essencial que a musculatura de sustentação, que passa pelo quadril e os músculos posteriores e anteriores da coxa esteja bem desenvolvida e forte.

Cuidado: nunca se exercite sem a ajuda de um profissional capacitado.

Use equipamentos de segurança

Se você é praticante de algum esporte que necessite de equipamentos de segurança, não deixe de utilizá-los. Normalmente, essa dica vale para quem curte esportes radicais, como skate, escalada, trekkig, roller, entre muitos outros.

Talvez, seja um pouco desconfortável, ou a aparência não seja das melhores, mas a finalidade aqui é a proteção e preservação dos joelhos, não é mesmo?

Mantenha um bom peso corporal

Pessoas que estão acima do peso ideal para a sua altura e idade, são mais propensas a desenvolver problemas no joelho.

Isso ocorre porque, quando caminhamos, o impacto que sabrecai em nossos joelhos é de duas a quatro vezes o peso corporal. Ou seja, quanto mais a pessoa pesa, maior será o impacto sobre essa articulação.

Aqueça e alongue

Principalmente antes de praticar algum esporte, ou de fazer longas caminhadas, lembre-se de fazer um aquecimento rápido. Essa prática é importante, pois aumenta o fluxo do sangue para os músculos, diminuindo o risco de lesões.

O alongamento deve ser realizado após os exercícios, caminhadas comuns ou em longo período em que o corpo fique estático. Ele vai relaxar a musculatura, aliviando o estresse que pesa nas articulações. Além disso, diminui a rigidez dos músculos e proporciona flexibilidade, que ajuda a preservar os tendões, tecidos e as articulações.

Sentir pequenos desconfortos é normal na vida dos atletas. O joelho é uma peça muito importante do nosso organismo, por isso, deve ser tratado com muito cuidado. Mesmo que siga as nossas dicas, caso a dor seja grande, procure imediatamente um médico.

Se for andar de skate ou patins, não deixe as dores no joelho atrapalharem o seu rolê. Use sempre joelheiras e preserve suas articulações!