Hoje vamos continuar com nossa série de textos com dicas de como escolher o presente ideal de dia dos namorados para um skatista.

Na semana passada nós falamos sobre dois produtos que são capazes de deixar qualquer pessoa muito feliz, e nas dicas de hoje não será diferente!

Ainda comentando sobre o último texto, falamos das peças mais em conta e que precisam de maior manutenção no skate, onde suas trocas devem ser regulares, que é o caso do shape e dos rolamentos (a não ser que você esteja usando Red Bones).

Os escolhidos de hoje são mais resistentes e seu desgaste é bem mais lento, contudo, devem ser escolhidos com cuidado e vamos explicar como fazer!

Truck para Skate

O Truck para Skate é aquela parte de metal, onde você coloca as rodas e prende o shape. É uma peça extremamente resistente e possui várias partes, responsáveis por amortecer e controlar o Skate.

Truck possui basicamente, larguras e alturas diferentes. Para descobrir a largura ideal do truck, é preciso saber que tamanho de Shape o skatista costuma usar e para saber a altura do truck, é necessário saber o tamanho de roda que o skatista costuma usar.

As partes de um Truck para Skate

Um truck comum é formado pelas seguintes partes:

  • Trave – É a parte em formato de “T”, ela comumente é feita de aço forjado e possui em seu interior um eixo muito resistente, com rosca nas pontas, que é onde colocamos rolamentos, rodas, arruelas e porcas.
  • Base – A base geralmente é feita do mesmo material do “T” e serve para fixar o Truck no Shape do Skate. Ela tem por padrão, 4 furos, mas alguns modelos chegam a ter 6, para que o Truck se encaixe a modelos específicos de Shapes.
  • Demais peças – Entre o “T” e a base, temos o parafuso central, o conjunto de amortecedores e a chupeta, que servem para amortecer os impactos e dar mobilidade ao conjunto todo.

Largura do Truck

Para resumir melhor a questão da largura, uma lista é a melhor opção:

  • 129mm para shapes de 7″ a 7.75
  • 133mm para shapes de 7.5″ a 7.81
  • 136mm para shapes de 7.75″ a 8
  • 139mm para shapes 7.75″ a 8.25
  • 146mm para shapes de 8″ a 8.5
  • 149mm para shapes de 8.125″ a 8.75
  • 160, 180 e 200mm para Longboards

Altura do Truck

  • Baixo: Proporciona mais estabilidade para manobras de flip. Preferível para rodas pequenas (49 – 52mm).
  • Médio: Bom para qualquer modalidade tanto rua quanto skate park. Preferível para rodas médias (53 – 56mm).
  • Alto: ideal para quem gosta de andar com o truck mais solto(facilita nas curvas mas perde estabilidade). Um truck mais alto evita de encostar a roda no shape ao efetuar as curvas.

Pads

Uma dica interessante é que se por acaso haja algum engano na escolha da altura do Truck, ou posteriormente após troca das rodas, elas começarem a encostar no Shape, usar um jogo de Pads é uma ótima escolha. Eles possuem duas funções: Diminuir o impacto entre o Shape e a base do Truck e também para deixar o Truck mais alto, caso necessário. Para tanto, existem modelos super finos, que apenas fazem o trabalho de amortecer e outros com espessuras variadas, para regular a altura.

Clicando aqui você confere um texto muito bacana que aborda esse assunto e clicando aqui você encontra os modelos disponíveis na Monster Sports.

Qual Truck escolher?

Existem modelos nacionais e internacionais. Começando pelos nacionais, um nome que deve ser citado é o da Liga Trucks, marca jovem, mas que vive o skate intensamente, praticando preços acessíveis e tornando o Skate mais democrático em todo território nacional. Qualidade muito boa e que atende perfeitamente a iniciantes, amadores e profissionais.

No cenário internacional, começando pelas mais caras temos as grandes Independent Trucks, Silver Trucks, Thunder Trucks e Venture Trucks. Das um pouco mais em conta, mas igualmente boas, temos a Orion Trucks, Tracker e Crème.

Independente de qual desses você escolher, quem ganhar um desses modelos vai beijar seus pés e lhe adorar como um rei ou rainha, durante um bom tempo.

Rodas para Skate

Sobre as Rodas para Skate, seu nome já especifica bem sua função, mas existem detalhes que são muito relevantes e devem ser citados.

Um bom jogo de Rodas, aliado a um bom jogo de Rolamentos torna seu Skate um foguete.

As rodas são feitas de um polímero especial, extremamente resistente a impactos e abrasão. No geral, elas duram muito tempo.

Dureza em Rodas de Skate

Para cada tipo de terreno existe uma dureza diferente para se escolher. Rodas mais duras não grudam tanto no chão, rodas mais macias, por sua vez, possuem mais “grip” ajudando na execução de curvas em alta velocidade, por exemplo.

No geral, a dureza é medida pela letra A. As variações, no geral, vão de 73A (mais macia) até 101A (mais dura). Dependendo do fabricante, é possível até encontrar durezas de 102A, mas neste texto vamos nos manter no básico.

A fabricante brasileira Moska Wheels é uma potencia a nível nacional e até internacional na criação de Rodas para Skate, para tanto, ela possui um padrão mais específico para medir a dureza de suas rodas, usando a letra D. Na Monster Sports, para facilitar na hora da escolha, sempre exibimos todas as informações necessárias para que desde o iniciante até o profissional possa escolher com clareza o melhor produto para suas necessidades.

Durezas comuns

  • Vertical (Bowl, Half, Mini Ramps, Piscinas, etc): 97A ou superior.
  • Street (ruas, calçadas, asfalto, etc): 97A e superior (se você anda apenas no asfalto, 97A é uma boa, pois é mais macia e vai correr mais, já se você anda em pistas de cimento/granilite, escolha as mais duras com 99 a 102A).
  • Se faz um pouco de cada: entre 90A e 97A, onde a de 90 é bem macia e a 97 mais dura, veja qual tipo de terreno você mais anda.
  • Cruiser ou Longboard: Se você vai apenas surfar pelo asfalto, sem dar Slides ou coisa do tipo, escolha rodas macias entre 75A a 85A (78A é uma boa) elas ajudam a amortecer as vibrações do asfalto e vão correr bastante!
  • Slides: Quanto mais macia, mais a roda gruda no chão, então para dar Slides indicamos rodas mais duras, acima de 80A (83 ou 85 são uma boa).

Tamanho das rodas de Skate

Como já falamos anteriormente, o tamanho das rodas de seu skate vai depender de sua necessidade e temos que levar em consideração  seguinte orientação:

  • 48mm a 59mm Rodas para Skate comum, rua, pistas, bows e half pipes. Acima de 55mm é preciso que o Truck seja mais alto, para que as rodas não entrem em atrito com o Shape no caso de uma curva.
  • Acima de 60mm Rodas para quem anda de Longboard (Speed, Slides, etc) e Old School. Essas rodas andam bem em superfícies mais acidentadas e correm bastante.

Qual marca escolher?

Novamente, isso geralmente é algo pessoal. Este editor que vos fala, geralmente gosta muito (e bota muito nisso) da marca Spitfire, que desde a década de 90 as utiliza e não tem nada do que reclamar. São rodas que necessitam de um investimento maior, mas como já falamos, demora bastante para se trocar, portanto compensa muito.

No território Nacional, sem medo algum recomendamos os modelos da Moska Wheels, que são referência em qualidade e durabilidade. Lembrando que adquirindo um jogo delas você fortalece o Skate nacional.

Hoje as dicas foram estas, duas peças de grande importância e que se forem dadas de presente a qualquer Skatista é garantia de sucesso no Dia dos Namorados.

Se ainda tem alguma dúvida, clique aqui e conheça o nosso guia com dicas para escolher e comprar Skate e Longboard. É o maior do Brasil e um dos maiores do mundo!

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário!