Como Empinar moto

Pra começar, esteja equipado, capacete, luvas, roupas grossas, joelheira etc.. Mesmo após aprender a empinar sua moto, não deixe de utiliza-los, nunca se sabe quando você vai querer arriscar passar dos limites e é nisso que acontecem os acidentes.

Faça sempre em um lugar seguro onde não tenha carros e pessoas passando, para não tirar sua concentração e evitar acidentes que envolvam terceiros, alem do mico de cair na frente de todo mundo.  Não tenha pressa em aprender, tem pessoas que aprende em 1 semana, outros em meses ou até anos.

Valentino Rossi Empinando - No Grand Prix da Italia

Regule seu freio não deixe muito alto, se possivel tire piscas, farol e lanterna, e se deseja realmente aprender, tire pelo menos 30 minutos a 1 hora de treino todos os dias para treinar.
Prepare o bolso em uma hora de treino você vai gastar combustivel, vai comer o pneu e a embreagem vai durar menos.

Leve sempre tudo na brincadeira, não ultrapasse dos limites logo de cara, a evolução é aos poucos.

Tutorial de Como Empinar Moto.

Passo 1:
Acostumar-se com a moto é o básico, não adianta tentar aprender com a melhor moto para a prática do wheeling se você não estiver familiarizado com ela, acostume-se com a moto ao máximo, sinta seu peso, ouça a sua aceleração, tente acostumar-se com o jeito como  ela se desenvolve quando você a acelera, faça com que a moto inicie suas intenções quase que no pensamento.

Passo 2:
Comece acostumando-se ao freio, freie a moto várias vezes com força com a moto bem devagar, depois freie com força porém em pé sobre a moto, cuidado para não ser arremessado na frente dela, sempre em baixa velocidade, quase parando, freie também inclinando o corpo bem para frente depois para trás. Isso durante um bom tempo mesmo, treine várias e várias vezes até sentir que ja sabe a dosagem certa para a frenagem que você quer.


Valentino Rossi The Doctor Empinando uma Scooter..

Passo 3:
Agora você irá associar aceleração e freio, respectivamente, fique em posição de pé sobre a moto para dificultar mais, comece essa sequência, dê uma acelerada e freie, dê outra acelerada mais curta e freie com força, novamente dê outra acelerada mais curta ainda e freie com mais força ainda e assim por diante, repita várias vezes.

Passo 4:
Agora é prá valer, em um local inclinado venha bem devagar, agora entenda o seguinte: Para a moto empinar você terá que fazer com que a física faça o seu papel, quando a moto estiver em movimento dê um toque no freio traseiro milésimos de segundos antes do cabrito, arranhe “LEVEMENTE” a embreagem, ou seja puxe ela só um pouco e solte seguidamente, evite segurá-la algum tempo a mais, a manha está em aumentar gradativamente a aceleração (rapidamente) ao tempo em que se solta a embreagem elevando a rotação do motor ao ponto em que será o suficiente para que a frente suba com a pressão do arranque, porém para realmente ter controle em motos de mais baixa cilindrada não basta só acelerar, puxe o guidon para cima como se estivesse empinando uma bicicleta, além de criar um apoio a força do motor que em alguns casos usa-se bastante da potência do motor para subí-la, dará também uma sensação maior de controle e dosagem pois a força colocada interfere e bastante na velocidade de subida, o que é muito importante pois é o que evita sustos e posteriormente quedas, porém nesse teste você irá subir a frente e tentar equilibrar-se ao máximo jogando o corpo para frente, mas não vá encostar o capacete no guidon, apenas deixe com que o seu corpo detecte em qual posição ele ficará melhor acomodado, depende muito também de quem pilota, ex: alguns caras mais magros gostam de deixar seu corpo praticamente pendurado na moto, outros já se esquivam muito para frente, porém uma dica importante: MANTENHA-SE SOBRE A MOTO, LEMBRE QUE UMA MOTO NORMAL (DT200/XR200/CBX200), PESA NA FAIXA DOS 110 A 125 KG E QUE O PESO DE UM CARA DE UNS 70 KG FARÁ MUITA DIFERENÇA SOBRE A MOTO,  portanto evite tirar seus pés de sobre a pedaleira tentando alcançar o chão, abra as pernas se quiser e assim o achar melhor mas pés sobre as pedaleiras!!! Afinal você irá acionar o freio traseiro com o mesmo.

Passo 5:
A moto estará empinando, nisso aproveite que é uma subida e comece a bombar o acelerador ela fará movimentos de subida e descida da roda dianteira conforme você girar o acelerador, uma sensação que inicialmente o assustará mas mantenha-se firme, conforme o morro a moto irá subi-lo devagar e de uma roda, nisso aproveite para adquirir e treinar seu equilíbrio fazendo o mesmo por várias vezes, porém dosando sempre a aceleração, a vantagem será que você não precisará de freio, controlará a moto apenas no acelerador deixando que o seu equilíbrio e a faixa de rotação e aceleração mova a moto morro acima andando em uma roda. Treine bastante, a idéia é você adquirir experiência e flexibilidade no pulso na hora de girar o acelerador e controlar a Rotação do motor, além do equilíbrio adquirido que é vital para dar seqüência.

Passo 6:
Último passo, procure um morro com pelo menos metade da inclinação do outro no qual você treinou, pouca inclinação porém é necessário que haja inclinação suficiente para que a moto não “embale”, ou seja não pegue uma velocidade que seja prejudicial ao seu equilíbrio, pois andar de uma roda em velocidades mais altas exige uma maior habilidade no freio sem contar a queda que em baixa velocidade pode vir a não te machucar e até mesmo a não estragar a moto em nada. Dando seqüência, faça exatamente igual ao Passo 5 porém dessa vez além de concentrar-se na aceleração, no equilíbrio e na velocidade, concentre-se também em tentar movimentar o seu pé ao freio tento a moto já em posição de uma roda, porém, bombe o acelerador e em seqüência a cada bombada, tente tocar o freio mesmo que levemente, o importante é conseguir fazer o movimento, após muito treino aí sim se preocupe em tornar o freio sua fonte de controle em vez da aceleração X equilíbrio, pois o freio pode agir igualmente os mesmos associados, ou seja você troca dois controles por apenas um, e com a maior vantagem, a moto nunca irá virá para trás se você sempre acionar o freio traseiro no momento em que sentir que sua inclinação excede o necessário, após vários e vários treinos, e que esteja dominando o uso do freio aí sim passe para uma superfície totalmente plana, mas lembre-se e não erre como eu já errei várias vezes: CONTROLAR A MOTO DE UMA RODA SOMENTE NA CAIXA ATÉ QUE É GOSTOSO, MAS É O FREIO QUE IRÁ GARANTIR QUE A PELE DE SUA BUNDA CONTINUARÁ LISA E ESTICADA!

Sendo Assim a Principal regra para Empinar, é Tenha controle absoluto da moto no chão, treine aos poucos, e domine tanto aceleração, quanto a frenagem, nada adianta força sem controle!

E o mais importante:
Todo e qualquer equipamento ainda é pouco, sempre treine devidamente equipado e em um local seguro e sem a circulação de veículos ou pedestres.
“O direito de um indivíduo acaba aonde começa o direito do outro!”

obs… quase esquecendo.. NUNCA, Faça o que o cidadão abaixo fez..
Primeiro.. Não se ache.. segundo não tire o pé da moto! era só cutucar o freio q a moto descia..
Boas Empinadas!!!

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33 Comments

  1. Denilson Souza
    fevereiro 27, 21:56 Reply
    DAR MAS UM DYA PRO KARA APRENDER PESSOAL NAO JUGA OKARA ELE VAY APRENDER TAMBEM FALO9
  2. Kayyo Souuza
    janeiro 26, 14:27 Reply
    cara e muito simples puxar a moto no grau360 eu ja to ficando fera
  3. Lucas ricardo
    janeiro 05, 03:21 Reply
    Pow boa dicas espero q na pratica nao de um branco mais eu vo tentar na cbx 250 !
  4. Cristiano Ferrera
    novembro 07, 12:41 Reply
    vixxxxx, manero..sidadão, locoooo..ja caiii de moto mais igual a ele nunca aconteseu..nota 10 pra ele..kkkkkkk
  5. Gleison
    novembro 01, 14:33 Reply
    To tentando empinar na 150 mais e melhor na pop.
  6. Carlos Bastista
    outubro 22, 19:24 Reply
    esse cara emuto buuuuuuuuuuuuuurro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  7. Maicow Lamas de Moraes
    outubro 14, 20:17 Reply
    VC É BURRO PRA INFRNO Ñ SABE PISA NO FREIO Ñ VC É BONUS PRA CHAMA NO GRAU !!!!!!!!!!!!!!
  8. diego
    outubro 04, 15:23 Reply
    ja tou sabemdo empina mais ou menos
  9. Leandro Leu
    setembro 25, 20:58 Reply
    vou começar a treinar eu vou ser um bom empinador vamos moto show
  10. Matheus Gomes
    setembro 04, 00:19 Reply
    eu comesei a empinar quando eu tinha 13 anos agora eu estou com 14 e já levo uns 5 KM na minha pop 100 vergonha. boas empinadas pra vc's.
  11. Willian Malaguti
    julho 01, 21:44 Reply
    tem uma dica legai no you tube ai galera ;) esse e o video 3..pra qem ta comecando do zero assista o video 1 http://www.youtube.com/watch?v=Xw49k2c7bvs&feature=colike
  12. arlecio
    maio 31, 16:38 Reply
    Ae sse cara ae sabe d nada não , ta tudo errado. ja so piloto a mais de 8 anos tem nad av isso q ele flw
  13. Wagner Gomes
    maio 13, 00:24 Reply
    valeu parçeiro tava com probleminha com u freio mais agora ja to fera valeu
  14. JEFFERSON SOARES
    maio 03, 15:35 Reply
    É SÓ MINHA FACTOR SAIR QUE EU COMEÇO VALEU PELAS DICAS VOU TENTAR COM A MOTO DA MINHA MÃE KKKKKKK
  15. odaires
    fevereiro 13, 17:36 Reply
    cara suas dicas sao muito boas ja levanto a minha a minha yamaha i ando uns cinco metro e minha dificuldade e no freio mais vou melhorar boas empinadas . use sempre o capacete valeu!
  16. nei martins
    fevereiro 10, 00:25 Reply
    o cara eu ainda não sei empinar mas to tentando desculpa emcomodar mas eu gostaria de pedir a todos que entraram nesse sait vai no meu imeio e quem sabe empinar me da dicas para empinar ja que eu to pedindo eu tambem vou dar uma dica é a sim vai bem devegar e segura a embriagem e asçelera bem forte até não vim mais o asçelerador e souta a embriagem com tudo ela vai vi eu ja alevanto a moto mas nunca consegui anda com ela empinandose emgatar a segunda é mais facil ela vem melhor mas é mais perigoso nunca deixe de usar protessão
  17. mikhail saboia
    janeiro 05, 15:36 Reply
    ei moçada me descupa pela minha primeira mensagem, foi por vi muitos tombos, e quase dexistia de aprender,mas tenho adrenalina no sangue e moto na veia,ja começei a treinar to querendo muito aprender a empinar eu e meu parceiro zezim (mecanico mil motos kasinski) se possivel nos enviar dicas para meu e-mail; mikhailgogo@hotmail.com abraços e boas empinadas Valeu!!!!! Mikhail Saboia
  18. maico
    novembro 27, 12:36 Reply
    cara agora e so grau o mais dificil e a manha do freio agora ja era
  19. alyson
    outubro 19, 23:22 Reply
    cara eu ja sei enpinar mas com isso aprendo mais ainda
  20. JUNINHO
    abril 20, 05:51 Reply
    valeu cara aprendi coisas novas ai o mais dificil é pegar o jeito do freio mais to tentando q DEUS TE ABENÇOE vlw!

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