Como andar de Skate – Dicas para começar

Você sempre quis andar de skate? não sabia como começar? tem dúvidas?, resolvemos criar esse post, para ajudar quem está iniciando no esporte, com dicas de como andar de skate, básicas e avançadas.
O skate é um dos esportes preferidos dos jovens,  e passou por altos e baixos desde que foi criado, caso você tenha interesse em saber mais sobre a história do skate pode conferir aqui nesse artigo.

No Brasil temos skatistas muito famosos que ganham a vida praticando o esporte, um desses esportistas é o famoso Bob Burnquist, Luan de Oliveira, Pedro Barros entre outros.

Começando a andar de Skate

Algumas pessoas têm bom equilíbrio, mas alguns de nós precisam de dicas para não dar com as costas no chão. Este guia é para este tipo de pessoa.
Algo que você deve se preocupar e muito quando você for andar de skate é sua segurança, quando você for andar de skate procure estar usando os equipamentos de segurança como o capacete, joelheira e cotoveleira, não se engane, apesar de muitos possuírem vergonha, o equipamento de segurança é um item necessário, principalmente para quem está iniciando, você não vai querer quebrar alguma parte do corpo antes de saber andar correto?

  • Primeiro Passo

A Escolha do Shape Correto, o shape é a “madeira” que irá abaixo dos seus pés, é nele que são colocados os Trucks, e posteriormente os rolamentos e rodas nos Trucks. 
A Escolha do Primeiro shape é mais difícil, mais com algumas dicas você pode escolher o modelo ideal conforme sua altura, tamanho dos pés e modalidade que deseja praticar.

Para Descobrir qual o tamanho ideal de shape para você acesse nosso guia, Como Montar seu Skate ou Longboard.

  • Segundo Passo
O Segundo Passo é escolher a Postura, Todas as formas de se andar de skate requerem que você determine como vai ficar em pé sobre seu shape.  

Você é destro ou canhoto? Para a maioria das pessoas, é mais fácil ficar com a mão dominante para trás e o pé opositor para a frente.
A maioria das pessoas ficam viradas para a direita, uma vez que há mais destros que canhotos.
O que é mais confortável? Tente ambas as posições e escolha a que for mais natural para você.

  1. Se seu pé direito está para a frente, ou seu corpo estiver virado para a esquerda, você está na postura chamada de “goofy”. 
  2. Se seu pé esquerdo está a frente, ou se seu corpo estiver virado para a direita, você está na postura “regular”.
Base Skate Goofy e Regular
Confira na Imagem a Posição, No inicio, faça com as duas e escolha a que você se sentir melhor, ter mais liberdade e maior equilíbrio, pois essa será a sua base, trabalhando corretamente sua base desde o início você evoluirá mais rapidamente, ( Obs: Não é obrigatório possuir uma base, treine com as duas sempre, pois muitas manobras alteram bases).
 
  • Terceiro Passo

Subindo no skate, existe duas maneiras de se fazer isto. Se estiver em pé da maneira correta, você vai ser capaz de se mover em uma rua com caída, simplesmente movendo o peso do seu pé de trás para a frente.
Olhe para os parafusos que seguram as rodas no shape.

Coloque seu pé frontal nos dois parafusos de baixo no suporte frontal, com seu calcanhar e dedos para fora da borda da prancha. Coloque seu outro pé logo antes da prancha começar a se curvar, com o calcanhar mais para dentro da prancha.

Ou…

Coloque o pé de trás na curva do shape (tail), depois das rodas traseiras. Coloque o pé da frente gentilmente nos dois parafusos, como no passo anterior. Não aplique pressão ainda.

  • Como se Equilibrar no skate
Equilíbrio e Posição no Skate

Equilíbrio e Posição no Skate

  1. Mantenha o peso nos pés.
  2. Fique ereto.
  3. Abra as pernas.
  4. Dobre os cotovelos e mantenha os braços perpendiculares ao chão.
  5. Abaixe o seu centro de gravidade flexionando as pernas.
  • Quarto Passo

Treine a fazer curvas desviando o seu peso corporal para um lado e paro o outro.

Virando para a direita: para pessoas com uma postura regular, incline-se suavemente e coloque mais peso na frente dos pés. Para pessoas com a postura “goofy”, coloque mais peso nos calcanhares. Nesta postura, deve ser mais difícil virar para a direita do que para a esquerda.

Virando para esquerda: postura regular, mais peso nos calcanhares – ou seja, mais difícil que virar à direita. “Goofy”, mais peso na frente do pé.

Após essas dicas, prepare-se para as quedas. com esses passos você terá melhor equilíbrio, mais se não cair ao aprender os movimentos básicos, você vai cair inevitavelmente ao aprender os movimentos mais avançados.
É melhor aprender como cair no começo do que se ferir ao cair tentando alguma manobra radical, seguem algumas dicas de quedas.

  • Caindo para a frente:  Mantenha seu corpo virado de lado, coloque o cotovelo em frente ao rosto e use a cotoveleira para absorver a queda.
  • Caindo de cara: Endireite as pernas, coloque suas mãos para a frente, como se fosse fazer flexões com os braços, vire a cabeça para trás, dobre os cotovelos. Termine em uma postura de flexão de braço, mas deixe que os cotovelos se dobrem e absorvam o choque.
  • Caindo de costas: Endireite as pernas, mova seus cotovelos para trás, deixando-os mais avançados que suas costas. encoste o queixo no corpo e deixe que as cotoveleiras absorvam o impacto.

 Muitos Skatistas profissionais caem, e caem feio, é só ver pelos vídeos, o segredo deles não é ter ossos de aço, e sim, saber cair, então alem de aprender a andar de skate, reserve tempo para aprender a cair.

A Primeira Manobra

A Grande maioria das pessoas quando começam a andar de skate se preocupam com as manobras que elas querem aprender, e todos precisam começar pela manobra base do skate, que é o ollie, a partir dessa manobra você conseguirá evoluir as demais, o skatista que tem o “pop” alto (consegue subir bastante no ollie) tem maior facilidade nas demais manobras, por isso treine e aperfeiçoe o seu ollie.

Pratique o ollie enquanto mantém o seu equilíbrio. Esta parte é a mais difícil, pois envolve bater um dos seus pés na parte de traz do shape para poder empurrá-la contra o chão.

  1. Gire o seu pé da frente em 45 graus, para que os dedos fiquem ligeiramente mais à frente que antes.
  2. Coloque o peso na frente da prancha.
  3. Retire seu outro pé do shape e mova-o acima e à frente do primeiro pé, com os dedos para a frente.
  4. Com um movimento único, empurre contra o chão com o pé levantado, fazendo força com a parte frontal da planta do pé.
  5. Coloque o pé traseiro novamente na parte de trás da prancha e gire o pé frontal de volta ao lugar. Você pode bater mais de uma vez.
Tutorial Skate Ollie

A Manobra Ollie

Logo após você estar dando um ollie bom o suficiente para que você possa estar aprendendo as demais manobras é só você começara a ver vídeos na internet de skatistas que divulgam a base das manobras, assim você pode estar aprendendo a dar a manobra que você quiser tendo a base da mesma.

Nós separamos alguns vídeos ensinando diversas manobras de skate nesse link: http://www.oskate.com.br/aprenda-manobras-de-skate-dicas-de-skate/, caso queira conheçer mais manobras e seus nomes pode acessar Nosso artigo sobre Nomes das Manobras de Skate.

  • Dicas em vídeo
Muitos skatistas compartilham suas experiencias em vídeo, então acesse o youtube e procure por vídeos ensinando manobras, uma dica é procure por Skate Trick Tutorial, que irá aparecer desde as coisas básicas as avançadas de todo o mundo.

Dicas Extras para Skate, e outros Esportes.

  • Peça a um amigo que saiba como andar de skate para lhe ajudar com os movimentos básicos, ande sempre com alguém e em lugares apropriados.
  • Você pode afrouxar o (Parafuso Central) do truck, mas nunca os parafusos que os seguram no shape. Ao fazer isto, fica mais fácil fazer curvas, mas vai ser mais difícil manter o equilíbrio.
  • Aprender como cair é mais que importante. Deixar de se proteger em uma queda é a diferença entre ir parar no hospital e morrer.
  • Se estiver andando rápido, siga as normas e leis para bicicletas e fique fora da calçada e vias públicas.
  • Obedeça sempre a sinalização de trânsito e Seja Feliz!
  • Bom Rolê a todos os Amantes do Skate!

Sobre o autor

Você também pode gostar

Jogo Tony Hawk para Celular

Boas notícias amigos, Tony Hawk anunciou mais um game da franquia desenvolvido especialmente para celulares! Em entrevista ao site americano Bloomberg, Tony relatou o seguinte: “Estamos trabalhando em um jogo

Como fazer vela para Skate

Hoje vamos mostrar duas maneiras de se fazer vela para Skate, sem dúvidas um item de suma importância para o rolê render melhor, afinal ela é necessária para que possamos

Como se tornar profissional no Skate

Enquanto que nos anos 80 andar de skate não era nem considerado um esporte aqui no Brasil, hoje ele é o 2º mais praticado no país e ser skatista profissional

13 Comentários

  1. Lucas Ribeiro Campos
    fevereiro 01, 23:55 Reply

    Taye Yagami mano n presisa de vidiu n mano é só praticar daqui a poco vai ta qnem o luan

  2. Lucas Ribeiro Campos
    fevereiro 01, 23:54 Reply

    é mas quero ve vc nao cair huehuehue hoje mesmo 01/02/2014 cai umas 3 veses no asfalto kkkkk ja sabia andar antes desse post

  3. Mariana Araújo
    janeiro 03, 00:13 Reply

    Pessoal o mais importante é nunca desistir, pq algumas coisas são pequenas barreiras que podem ser quebradas em cima de um skate!! Skate é arte, cair faz parte!!

  4. Eurico Miranda Castro
    julho 26, 22:36 Reply

    Bruno Costa vc é o sujo falando do mal lavado.o certo não é Hell e sim HEEL (calcanhar em inglês)!

  5. Milton Gomes
    julho 15, 14:29 Reply

    Comprei meu skate em 2009 e so agora consegui fazer o ollie!!!!!

  6. Diogo Leandro Luiz
    maio 14, 18:08 Reply

    preciso aprender a remar… e controlar o skate… to com dificuldade, alguem tem um video de ajuda?

  7. Vitor Hugo Veiga Soares
    fevereiro 04, 11:54 Reply

    po eu aprendi a mandar flip e rio flip e shove it primeiro do que o ollie, kk, e ate hoje eu estou tentando mandar o ollie

Responda