Per Canguru - Skatista Monster Sports que participará do Mundial de Freestyle no Canadá
Per Canguru – Skatista Monster Sports que participará do Mundial de Freestyle no Canadá

De 20 a 23 de maio de 2016, durante o feriado da rainha acontecerá o Campeonato Mundial de Freestyle no Canadá, que está em sua quinta edição, contando com a participação de grandes nomes do Skate, dentre eles o brasileiro Per Canguru (que é um dos colaboradores da organização do evento), Skatista profissional que tem como principais patrocinadores a Monster Sports e Moska Wheels.

Sobre o Campeonato Mundial de Freestyle

Ele acontece dentro de uma famosa feira chamada Cloverdale Rodeo & Country Fair e além da presença de Per Canguru, estão confirmados para o evento os Skatistas Kevin Harris (uma lenda do Skate que foi da Bones Brigade nos anos 80 junto com Mullen, Hawk, Lance, etc), Russ Howell (uma das maiores referências do skate mundial), Guenter Mokulys (11 vezes Campeão Mundial), o pequeno prodígio do Japão, Isamu Yamamoto (compete no profissional, hoje com apenas 13 anos de idade), Per Welinder (convidado especial, também fez parte da Bones Brigade e o único a vencer Rodney Mullen em um campeonato Mundial) e Jim Goodrich (uma das maiores referências em fotografia de skate e um dos mais importantes fotógrafos das principais revistas de skate).

Impacto

O evento veio substituir os Mundiais organizados pela associação Mundial WFSA, já tivemos eventos no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Hoje é o maior, melhor, mais bem organizado e de maior sucesso do mundo. Poucos eventos no mundo reúnem representantes de 11 países, mais de 40 skatistas competindo dentro de uma feira que movimenta 80.000 pessoas.

Dessa forma não só amantes do Skate, mas um público totalmente novo pode conhecer, se interessar e prestigiar a beleza e perícia quem envolvem a prática do Freestyle.

Premiação

Serão $10.000 dólares em prêmios, divididos para as categorias Amador, Profissional e Legend, onde a categoria Profissional dá premiação até o décimo colocado.

Haverão provas de 360°, best trick, best handstand, Longest Coconut wheelie e até uma competição de “a pior manobra”. Há também uma premiação especial “Hope”, que é um lugar em Vancouver com muita história, para os maiores incentivadores da modalidade no Mundo.

Welcome bags

Welcome Bags do Mundial de Freestyle
Welcome Bags do Mundial de Freestyle

Welcome bags são as sacolas de boas vindas que os participantes recebem na inscrição com vários brindes de patrocinadores e a camiseta do evento. Uma forma de fazer com que todos se sintam muito bem vindos e de demonstrar o carinho da organização pelos participantes.

Patrocínio

Existem muitas marcas que estão patrocinando o evento, dentre elas a Monster Sports, representando o Brasil. Além do campeonato haverão exposições de skate, fotografia e pequenos stands com produtos.

Para mais informações, clique aqui para acessar o site oficial do Campeonato Mundial de Freestyle.

Se você se interessou pela modalidade ou ainda não sabe como ela pode ser praticada, sem problemas, vamos dar algumas dicas valiosas sobre o assunto.

O que é o Freestyle?

Per Canguru no Parque Ibirapuera - SP
Per Canguru no Parque Ibirapuera – SP

Freestyle foi basicamente a primeira modalidade do skate quando ainda não havia essa referência. Skate nos anos 70 era uma coisa só, um skate para todos os terrenos e manobras.

Hoje ela se mistura com o “flatland”, não com o street como se diz erroneamente porque as manobras do street moderno são as manobras rolantes do freestyle dos anos 80.

Quem criou o ollie no vertical (pista) foi Alan Gelfand e o primeiro a fazê-lo no chão foi o freestyler Rodney Mullen nos anos 80. Street nessa época misturava rampinhas de madeirite, downhill slide, obstáculos de rua e muita influência das manobras do vert como inverts, ho ho plants, etc.

Resumindo, freestyle é a modalidade onde o skatista faz manobras sem obstáculos, preferencialmente no “flat” (plano) como; bananeiras, trabalhos de pé, wheellies (manuals), caspers, manobras de rail, pogo (subir no truck do skate) entre outras com criatividade, cada um tem seu estilo e manobras diferentes.

Freestyle hoje

Após um hiato de mais de uma década nos anos 90, a modalidade voltou forte, com Mundiais anuais e skatistas muito talentosos da nova geração, mas uma coisa não muda, faltam patrocinadores para a maioria dos skatistas, divulgação e mais circuitos pelo país. A Monster Sports é uma das marcas que patrocina e apóia o Mundial no Canadá.

Como aprender

Se interessou pelo Freestyle? Você pode começar com um skate de street mesmo, basta que a medida do truck montado seja a mesma ou 1/2 centímetro menor que a largura do shape. É difícil encontrar peças para freestyle nacionais, mas algumas empresas como a Moska fabricam rodas (Model do Per Canguru).

Mesmo que os principais centros onde se encontram mais praticantes seja em SP e RJ, existem praticantes em vários estados do Norte, Nordeste e Sul do Brasil. Há vários canais que ensinam manobras, inclusive no canal do Per, no quadro “PERgunte pro Canguru” com alguns tutoriais. Clique aqui para acessar.

Onde praticar

Em marquises cobertas, quadras, praças ou qualquer lugar onde tenha um flat liso.

Onde comprar

A Monster Sports tem as melhores peças para você montar seu skate, seja no padrão do street ou um freestyle oldschool, igual aos dos anos 80, que são usados até hoje. Clique aqui para acessar o site da loja.

Segurança

Use sempre equipamento de proteção! Caneleiras, tênis hi-top (cano alto) ou Mid, tapes (esparadrapo) nos dedos para prevenir cortes na lixa, entre outros. Segurança é de suma importância para a prática do Freestyle.

Já conhecia o Freestyle? Gostou deste artigo? Faça um comentário abaixo nos contando sua opinião!

Créditos das imagens e informações: Per Canguru.