As consequências do acidente nuclear de Fukushima

Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear. As explosões nos reatores da usina de Fukushima 1, no nordeste do Japão, assustaram o mundo. Três tipos de radiação podem ser liberados no meio ambiente em acidentes em usinas nucleares.

Existem as partículas alfa, as partículas beta são capazes de atingir cerca de um centímetro na pele e podem causar queimaduras.Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Este é o grande temor de quem vivia perto das usinas nucleares no Japão.

“Houve um colapso das comunicações, um colapso da área de transporte, das estradas, dos serviços públicos, então a remoção foi feita em condições difíceis, mas foi uma decisão acertada e feita no tempo certo, o que salvou várias vidas”, diz o engenheiro nuclear  da COPPE UFRJ, Aquilino Senra.

A radiação – em casos de grande vazamento – pode contaminar a água, o solo, os animais, tudo o que é vivo. Se um animal come o pasto contaminado e depois comemos a carne desse animal, estamos trazendo a radiação para dentro do nosso corpo.

Ao explodirem, contaminam tudo em um raios de até 100 mil km quadrados e continuam matando por mais de 100 anos, nada que o homem constrói existe 100% de confiabilidade, qualquer local contaminado pode levar milhares de anos para se recompor.

O acidente nuclear na usina japonesa de Fukushima é de nível 6 (num total de 7) e a construção em torno do reator número 2 já não é hermética, anunciou nesta terça-feira (15/03) a Autoridade Francesa de Segurança Nuclear (ASN).

“O fenômeno adquiriu um alcance muito diferente do de ontem (segunda-feira). Está claro que estamos num nível 6″, afirmou André Claude Lacoste, presidente da ASN (organismo independente).

Lacoste afirmou ainda que o prédio de contenção do reator número 2 de Fukushima também já não é hermético.

Na véspera, Lacoste afirmou que o acidente nuclear de Fukushima alcançou um nível de gravidade maior do que Three Mile Island, mas não chegou ao nível de Chernobyl.



“É algo além de Three Mile Island (nível 5) sem alcançar Chernobyl (nível 7). Estamos com toda certeza num nível intermediário, mas não se pode descartar que podemos chegar a um nível da catástrofe de Chernobyl”, acrescentou.

Uma das conseqüências de Chernobyl foi o aumento progressivo de doenças, em particular em crianças, incluindo os fetos que estavam intra-útero na época do acidente, em 1986. Fonte: JEAN-PIERRE DUPUY - Publicado na Scielo

No sábado, as autoridades japonesas anunciaram que o acidente na usina de Fukushima N°1 alcançou o nível 4 da escala de acontecimentos nucleares e radiológicos (INES), que tem seu máximo no nível 7.

Segundo esta escala, a catástrofe nuclear de Chernobyl, ocorrida em abril de 1986, foi avaliada no nível 7, o mais alto jamais alcançado, definido como um “acidente maior, com um efeito estendido ao meio ambiente e à saúde”.

Os sobreviventes vítimas da radiação de Chernobyl tornaram-se suscetíveis ao câncer, Belarus Vladislav Petrov à direita com menos de 4 anos de idade foi um deles.

O nível 6, ou “acidente grave”, se refere a um “vazamento importante que pode exigir a aplicação integral de contramedidas previstas”, e o nível 5, um “acidente com vazamento limitado”.

Para que você possa entender melhor o contato contínuo à radiação causa danos aos tecidos vivos, tendo como principais efeitos a leucemia, tumores, queda de cabelo, diminuição da expectativa de vida, mutações genéticas, lesões a vários órgãos etc.

O maior risco sofrido pelos japoneses após o acidente de Fukushima é o de contrairem câncer.

Abaixo imagens das consequências dos acidentes nucleares de  Hiroshima e Chernobyl a curto e longo prazo.



About author

Você também pode gostar

O melhor racha dos últimos tempos

Assistir um pega entre duas super máquinas já é algo curioso, agora quando podemos conferir um racha entre onze dos melhores carros esportivos do mundo, não tem preço… quer dizer…

Extreme Sports Compilation

Olha só isso…

Novo Audi R8 BiTurbo MTM

Em Genebra, a MTM mostra um Audi R8 V10 literalmente “pelado”: toda a tinta que recobre a carroceria foi retirada e o fundo de alumínio, polido, para dar uma aparência

63 Comments

  1. Seria bom ler o texto antes de comentar que as imagens não são de Fukushima! AONDE NO TEXTO afirma que as imagens são de fukushima?
  2. Roger Leoneu
    abril 07, 13:13 Reply
    nosso Brasil e rico em energia solar porque nao utilizamos ela, mais me parece que o brasil gosta de copiar tudo la fora e assim nos colocando em risco, nao precisamos de angra 1 e 2 ja temos oque precisamos
  3. Aira Sousa Mendes
    fevereiro 07, 22:07 Reply
    coitados deles q deus guarde eles a gente nunca sabe o q vai qcontecer
  4. Lanny Lisboa
    setembro 06, 12:01 Reply
    Além de angra 1 e 2 ainda tem a 3 que estar previsto a ser inaugurada em 2015. Se liga Brasil.
  5. Filipe S. Lima
    agosto 25, 22:07 Reply
    nossa inacreditável o que aconteceu no japão, mais seve de alerta para os outros paises.
  6. Yone Mariah Gomes
    agosto 12, 15:07 Reply
    algumas imagens de mutação ñ são de Fukushima e sim de Chernobyl pelas pesquisas ñ houve mutações em Fukushima pelo o q sei
    • Rodrigo Kaza
      agosto 17, 23:00 Reply
      isso eh verdade tbm pq ainda n teve nem tempo de aparecerem consequências maiores em humanos so em alguns animais e insetos
    • Vitor Pereira
      outubro 19, 03:51 Reply
      Hunrum.. uma parte eh de Chernobyl e outra das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki no Japão.
    • Alessandro Motta Gerlach
      novembro 03, 00:16 Reply
      ooooooo sua aaaaaaaaaaaaaanta. como que vai aparecer criançãs com mutações em fukushima se a mutação acontece ainda no utero quando se é um feto em formação???
  7. Ricardo Gomes
    agosto 07, 03:50 Reply
    Muito interessante saber a respeito de radiação ionizante o poder de destruição que pode causar, quais as suas consequencias para os seres humanos .
  8. Pamella
    junho 01, 15:48 Reply
    Tiago como você é uma pessoa ignorante, não sabe o que fala.Antes de falar qualquer bobagem vai estudar, pesquisar,ai depois você vai ter argumentos concretos.E se fosse com você que tivesse acontecidos essas deformações no corpo?!
  9. elinajara pereira
    outubro 23, 11:46 Reply
    deveria ter outras fontes de energia,como eolica ,solar etc.mas é interesante as fotos aqui citadas.Abraços
  10. Gabriela ,
    outubro 11, 14:48 Reply
    OOE>< , MT BOM, MAS AQUELAS FOTOS ME DE UMA COISA D: BEEIJO ME LIGA ;
  11. tassiane garça
    agosto 29, 21:16 Reply
    obrigada essas imformaçoes sao otimas, me ajudaram a entender bastante sobre usina nuclear!!!
  12. raquel
    julho 01, 14:51 Reply
    Isso, só é resultado da obra do homem.
  13. Morena
    junho 15, 16:25 Reply
    isso é apenas o começo,coizas piores virao!!!!!!isso da uma pena!
  14. jessica
    maio 25, 22:17 Reply
    gosteiiiiiiii só não gostei de ver aquelas fotos me deu uma dó
  15. Ju
    maio 19, 22:12 Reply
    Bom, eu gosteeei mto por causa que foi o único site que eu encontrei que falava sobre as partículas alfa, beta e gama... me ajudou bastante para o trabalho de química sobre a radiação. =D
  16. bruna
    maio 13, 16:17 Reply
    é o fim do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  17. jamille
    abril 27, 00:22 Reply
    coitadas dessas crianças esso pode acontecer com quaquer uma + DEUS sabe de todas as coisas.
  18. Geison funny
    abril 06, 00:20 Reply
    Isso foi uma grande porcaria , na terra feita pelo o homem
  19. Opsquria
    março 20, 14:10 Reply
    Houve também as bombas de Hirishima e Nagazaki, que durante anos as pessoas que foram expostas a radiação geraram crianças com má formação. Penso que as vantagens da energia nuclear não compensa esse sofrimento todo.
  20. Dondras
    março 20, 01:37 Reply
    MUITO BOM O POST!!!!! DIVULGUE SEUS LINKS AQUI TAMBÉM HTTP://DONDRAS.BLOGSPOT.COM E AUMENTE SUAS VISITAS!!!
  21. DauzinhaCG/MS
    março 19, 21:13 Reply
    Nossa, temos de começar a pensar seriamente sobre o futuro de nossos filhos, o que iremos deixar para eles? Estas tecnologias , estes estudos são para a evolução ou destruição, sou meio leiga em questão de energia nuclear, mas sei que se isso sair do controle pode acabar com a humanidade. SE falei algo errado me perdoem, como disse sou leiga, mas vejo q sempre ha perdas quando falamos de Evolução...
  22. Daniel
    março 19, 14:56 Reply
    Puta merda, essa foi umas das coisas mas tristes que eu já vi, e é que eu já vi e muito!
  23. joao
    março 19, 14:17 Reply
    muito bom post!! parabens mano flw abraço !
  24. @amebarbosa
    março 19, 13:30 Reply
    Ahn? No mundo todo? Na foto está escrito "Efeitos de Chernobyl!". Tiago. Leia o post todo, depois comente!
  25. Kazuhiro Miwa
    março 19, 13:19 Reply
    Ótimo post, bem explicativo e analítico, parabéns. Continue com o bom trabalho.
  26. tiago
    março 19, 13:11 Reply
    isso sempre existiu na verdade nao foi por causa da explosão nuclear que ocorreu isso pode até ver que alguns eh photoshop e se eh no japão o carinha sem braço teria que ser japonês não? o que me faz duvidar mais ainda HEHEHE essas merdas sempre ocorreram no mundo todo é normalíssimo isso então galera não se Iludem por qualquer bobagem na net.
    • admin2
      março 19, 13:31 Reply
      Tiago provavelmente você se quer leu a legenda e o post completo, se tivesse lido perceberia que se trata de um menino de Chernobyl (você não sabe mas Chernobyl fica na Ucrânia deve ser por isso que ele não é japones) que sofreu sérias consequencias com o acidente nuclear ocorrido, o post em si mostra as consequências do acidente no Japão e em outras localidades abordando as consequências nuclerares em geral, todas as imagens foram pesquisadas e extraídas de fontes seguras como publicações na Scielo, portanto seja mais responsável com o que comenta.
      • bob
        março 19, 15:22 Reply
        Nem gastava responder uma ameba dessas!
      • Trololo
        março 20, 00:28 Reply
        Que bicho burro esse tiago kkkkk O cara nem leu a matéria !! Da zero pra ele.... kkk
    • Anônimo
      março 19, 13:32 Reply
      Se voce tivesse a capacidade de ler o post até o final veria que as fotos são do acidente nuclear de chernobyl, Babaca
    • César
      março 19, 17:40 Reply
      Sempre tem um pra falar asneira e achar que tá abalando
    • mad
      março 20, 17:49 Reply
      pede pra sair 000000!!!!! seu burro!!!
    • Pamella
      junho 01, 15:51 Reply
      Tiago como você é uma pessoa ignorante, não sabe o que fala.Antes de falar qualquer bobagem vai estudar, pesquisar,ai depois você vai ter argumentos concretos.E se fosse com você que tivesse acontecidos essas deformações no corpo ou talvez com alguém que você ama?!
  27. Djeni
    março 19, 12:17 Reply
    muito bom! o post me ajudou bastante na pesquisa escolar sobre células, mutação genética, acidentes com nucleação... parabéns, e, obrigado ;)
  28. ione
    março 18, 16:22 Reply
    vc acha que horror meu irmao me mandouuuuuu
        • ebiana
          outubro 11, 14:46 Reply
          EUU ACHEI MUITO AGRESSIVA AS FOTOS AAAAAAAI
          • ebiana
            outubro 11, 14:58
            to aki fazendoo uma merda de trabalho hahahaa mas vo me sai bem graças a esse blog hhaha

Deixe uma resposta