Afinal, como comprar óculos de sol?

Você sabe como comprar óculos de sol? Na teoria, é bem simples: basta escolher um modelo interessante, que não deixe a visão muito escura, colocar no rosto para combinar com seu estilo e aproveitar o calor.

Essa é a resolução para muitas pessoas por aí. Mas para quem realmente se preocupa com seus olhos e com seu visual, a escolha certa dos óculos de sol pode ser um pouco mais complexa. Ou melhor: mais acurada, já que é necessário atender todos os seus critérios.

E é sobre isso que vamos falar neste post. Continue acompanhando e saiba todas as informações para fazer uma boa compra de óculos de sol!

Como comprar óculos de sol considerando suas características mais importantes?

Assim como os mais tradicionais, os óculos de sol possuem uma série de características importantes para serem consideradas antes da compra. Ter esse cuidado oferece segurança e conforto, fora a garantia de que vai ter um bom acessório por longos meses.

Pense nos seguintes fatores:

Proteção contra raios UV

É a principal característica a ser levada em consideração na hora de comprar os óculos de sol. Mais do que estilosos, os óculos protegem os olhos dos raios UV dos tipos A e B. Na prática, isso é garantir que você terá uma boa visão quando estiver mais velho, já que está se prevenindo de doenças como catarata e pterígio, além de garantir a saúde da retina.

Sem contar que toda essa proteção é importante também para a prática de alguns esportes, como o skate.

Tipos de lentes

Quando for escolher os óculos de sol, lembre-se que as lentes de policarbonato são ideais para a proteção dos olhos. São resistentes, leves e possuem maior variedade de estilos e cores.

Ah, por falar em cores, não se engane: por mais que sejam óculos “escuros”, tons diferentes podem ajudar e muito no dia a dia.

Tipos de armação

Aqui, podemos considerar dois pontos: o seu estilo e o encaixe. Por mais que você ache algum modelo legal, de nada adianta se ele não se encaixar bem no seu rosto. Quanto ao material, prefira as de titânio ou de acetato.

A primeira é ótima por ser bem resistente e leve, e a segunda permite uma boa variedade de cores se você prefere mais personalização e modelos.

Cores da armação

O estilo e a personalidade contam muito aqui, já que você vai carregá-lo para todos os lados em dias mais quentes. Mas caso seja o seu primeiro, cores mais escuras como marrom e preto são mais indicadas, por serem versáteis com qualquer modelo.

Encaixe do nariz

Está relacionado com o encaixe no rosto. Para saber se de fato encaixa, coloque os óculos no rosto, incline-o para frente ou dê algumas voltas. Se ele não sacudir, é o modelo perfeito para você nesse aspecto.

Tipos de óculos de sol

Existem vários tipos de óculos para atender a públicos diferenciados. E o que vamos mostrar são apenas alguns pequenos exemplos que você pode usar como referência e personalizar da forma que quiser.

Óculos de aviador

É um dos mais clássicos. A marca Ray Ban é bem conhecida por esses modelos, de lentes um pouco maiores do que a média, ou menores, mas que se encaixam bem ao rosto graças à armação simples.

E apesar de não ser muito usada para momentos mais radicais, combina com qualquer estilo.

Óculos esportivos

Mais do que estilosos, são modelos dedicados a esportes radicais, como skate, bike, surf, entre outros. Suas lentes são de cores variadas, para se adequar a vários tipos de ambientes, e as armações fecham os olhos por completo.

Se você quer um modelo para andar de skate sossegado no calor, siga essa linha!

Óculos para gamers

Esse é um modelo interessante para quem passa longas horas na frente do monitor, treinando para competições virtuais, ou para quem joga a um nível mais hardcore.

As lentes amareladas diminuem o brilho da tela de acordo com a sua sensibilidade, protegendo a visão da mesma forma que os modelos para o ar livre. A armação fica a seu critério, mas considere a opção caso jogue bastante.

Outros modelos

Existe uma infinidade de modelos de óculos de sol, desde aqueles recomendados para quem curte uma praia, até para os que precisam para longas horas do dia ao sol.

Ainda têm aqueles ideais para serviços como segurança e para combinar com visuais específicos. Teste as possibilidades!

Os perigos de usar óculos de sol sem procedência

Lembra que falamos lá em cima sobre escolher óculos de sol sem nenhuma preocupação? Isso não é apenas uma falta de cuidado com seu estilo, mas com a saúde também.

Ainda que existam opções bem acessíveis em lojas populares ou camelôs, você precisa tomar cuidado com a procedência dos mesmos, para não prejudicar sua visão no futuro. Veja os fatores que deve levar em conta:

Não se sabe como protegem

A falta de informação do vendedor e de um guia do próprio modelo não dá certeza alguma sobre a eficiência das lentes, de quais tipos são e como elas de fato te protegem do sol.

Podem causar danos aos olhos a longo prazo

Por conta dessa falta de informação, você pode colocar um óculos que na prática não fará tanta diferença nos olhos, causando aquelas doenças mencionadas antes (catarata, pterígio, lesões na retina, entre outras) da mesma forma.

Falta de certificado

Por fim, a falta de um fabricante — o que leva a uma falta de aspectos importantes para o consumidor, como garantia e a já mencionada procedência — não oferece aquela segurança para um bom uso dos seus óculos de sol.

Imagine o que é comprar um produto que em poucas semanas se perde por não ter resistência a impactos ou aspectos do tipo. É bem frustrante.

Proteja bem os seus olhos

Escolher uma boa forma de comprar óculos de sol faz toda a diferença para quem deseja uma saúde mais longa para os olhos. Para quem depende ainda mais deles, como os esportistas, isso é muito importante.

E então, gostou do nosso post com informações sobre como comprar óculos de sol? Corra no site da Monster Sports e confira os melhores modelos de óculos para suas atividades!