Adrenalina! Saiba como andar de skate em ladeiras

Os adeptos de esportes radicais sabem que andar de skate em alta velocidade é garantia de boas doses de adrenalina. Além disso, descer ladeiras em cima de um longboard proporciona experiências únicas com belas paisagens.

Contudo, quem pretende praticar essa modalidade deve tomar alguns cuidados. Veja o que você precisa saber para se aventurar sem abrir mão da segurança:

Tenha equilíbrio total sobre o skate

O básico para andar em qualquer modelo de skate é dominar o equilíbrio. Uma forma mais simples e principalmente segura de desenvolver essa técnica é praticando na reta e aos poucos começar a descer pequenas inclinações. Conforme se sentir mais confiante e seguro, avance para desafios maiores.

Aprenda a frear

Manter uma boa performance durante a descida é muito importante, mas saber frear é essencial. Para isso, existem duas maneiras para diferentes velocidades, entenda:

Baixa velocidade

Quando se está em baixa velocidade, a forma mais comum e fácil de parar o skate é utilizando um pé. Conforme você for pisando, ganhará o controle do longboard até estagná-lo por completo.

Entretanto, fique atento, pois esse método não deve ser adotado em descidas em que a velocidade esteja muito alta.

Alta velocidade

Se você for frear o skate em alta velocidade, deverá fazer a manobra chamada slide, que dependendo do tipo, necessita de luvas.

Desse jeito, coloque um pouco de peso no pé da frente, enquanto o pé de trás empurra o skate deixando-o na horizontal. É mais fácil com as mãos no chão, portanto tenha luvas apropriadas como apoio.

Faça ajustes no skate

Aperte um pouco mais os trucks traseiros para manter boa estabilidade quando estiver descendo uma ladeira, mas deixe-os de modo que ainda consiga fazer curvas.

Conforme você se sentir mais confiante e adquirir experiência na regulagem, poderá ajustar essas peças como preferir.

Previna-se de acidentes graves

Pode parecer clichê, porém o uso de capacetes, joelheiras e cotoveleiras é essencial para garantir sua segurança durante a prática do esporte. Esses equipamentos são capazes de prevenir lesões e acidentes graves, por isso não abra mão deles.

Respire fundo e fique relaxado

O frio na barriga ao se preparar para descer uma ladeira é inevitável. Contudo, essa tensão pode deixá-lo com a musculatura contraída demais e atrapalhar sua performance e equilíbrio.

Mantenha os joelhos flexionados, sinta o skate, ele é uma extensão de seu corpo e vai obedecer a todos os seus comandos. É pura física!

O corpo relaxado ajuda a manter uma postura firme. Portanto, faça alongamentos e exercícios de respiração para conter a ansiedade.

Aprenda a cair

Cair de skate é inevitável. Se você ainda não caiu, uma hora vai cair, portanto, previna-se e treine os tombos. Rolar, amortecer a queda e no caso do longboard, saber deslizar no chão com a ajuda das luvas, cotoveleiras e joelheiras é de suma importância.

Escolha o local de descida

A ladeira onde você descerá com o seu skate precisa ser cuidadosamente escolhida. Veja pontos importantes:

  • faça o trajeto da ladeira de carro ou a pé observando a qualidade da pista e os pontos a serem evitados;
  • repare bem nas sinalizações indicando o trânsito de pedestres e outros veículos;
  • evite descidas que terminem bruscamente;
  • prefira ter a companhia de amigos ao descer uma ladeira;
  • se você for iniciante, opte por um caminho mais curto até adquirir prática.

Muitas pessoas praticam esse esporte radical em lugares de paisagens incríveis, e essa é uma das grandes vantagens da modalidade. Então, conforme você for ganhando experiência de andar de skate em alta velocidade, amplie seus horizontes e não se esqueça de registrar tudo. Além disso, priorize sua segurança e curta bastante.

Leia também nosso post com dicas para praticar longboard de forma segura!