6 dicas para organizar um campeonato de skate simples

Compartilhar experiências, conhecer gente nova, curtir um som e muito mais… Tudo isso cabe em um campeonato de skate. Seja você profissional, amador ou um admirador desse esporte, é provável que já tenha cogitado organizar o seu próprio campeonato. Apesar de não ser fácil, não é uma tarefa impossível. Então, que tal começar a planejar um campeonato de pequeno porte no seu bairro ou escola?

A seguir, listamos algumas dicas para você compreender alguns detalhes envolvidos nessa ideia. Continue a leitura e dê início ao seu planejamento agora mesmo:

Elabore um bom projeto para o campeonato de skate

O ponto de partida é um bom projeto. Por meio dele, é possível definir dados como:

  • Tipo de campeonato (bateria, best trick, game of skate, jam session, etc)
  • Quantidade de participantes.
  • Categorias que serão disputadas.
  • Calendário completo do evento.
  • Período e local de inscrições.
  • Projeção de público.
  • Estrutura física necessária para competição (local, obstáculos, etc).

Este documento vai ser seu ponto de partida, ou seja, ele precisa ser claro e completo.

Monte uma boa equipe de colaboradores

A máxima “a união faz a força” também é importante para o sucesso do evento. Convoque bons colaboradores (possivelmente seus amigos). Caso consiga interessados em trabalhar voluntariamente. Busque pessoas organizadas e dedicadas. Se elas forem apaixonados por skate, melhor ainda!

Faça um planejamento de ações completo

Nessa etapa, você precisa montar um escopo completo das ações precisam ser realizadas para que o evento saia do papel e determinar qual colaborador será responsável por cada um dos itens.

Entre os exemplos do que não pode faltar nessa checklist estão:

  • Responsável pela administração geral do evento.
  • Responsável por fazer contatos com os potenciais patrocinadores (o mais influente do grupo).
  • Responsável pela musica e locução.
  • Responsável pelo julgamento (dependendo do tipo campeonato)
  • Responsável por conseguir e organizar o local.

Consiga parceiros para reduzir custos

Você se lembra da nossa 1ª dica? Pois bem, aquele projeto bem-feito será muito útil nessa ação. Eventos custam caro, e uma forma de reduzir custos é por meio de parcerias.

Apresente o plano para skate shops, faça contato com marcas de skate, vai bater um papo com o tio que vende hot dogs ou salgados no seu bairro e principalmente com a prefeitura da sua cidade. Esses são alguns possíveis parceiros com os quais você pode conseguir aquele aporte financeiro para que o evento aconteça.

Desenvolva uma estratégia de comunicação para o evento

Uma boa divulgação tem efeito direto no sucesso do evento. Por isso, trace uma estratégia eficiente. Tenha em mente que você precisa divulgar seu campeonato para um público específico. Vale usar redes sociais e também buscar formas de divulgar a programação em rádios, jornais locais, grupos de whatsapp, etc. Grave vídeos, peça para os amigos compartilharem, faça barulho, muito barulho!

Atente-se aos detalhes no dia do campeonato

O bom andamento do campeonato depende de uma série de detalhes, como:

  • Limpeza do local.
  • Segurança.
  • Boas acomodações para o público (arquibancada, cobertura, etc).
  • Converse com a Prefeitura de sua cidade e tente descolar uma ambulância com enfermeira (ao menos) para ficar no local, caso algum atleta sofra alguma lesão ou outros casos de emergência.
  • Informe a polícia e bombeiros que você está realizando um evento, devido ao som e grande concentração de pessoas num mesmo local.
  • Tente conseguir as premiações com os patrocinadores e espalhe os banners deles pelo local para que fiquem visíveis.

Por ser seu primeiro campeonato, opte por algo mais fácil de gerenciar, como um game of skate ou um best trick, pois são mais fáceis de julgar e gerenciar.

Com tudo isso em mãos, você será capaz de organizar seu primeiro campeonato de skate, seja ele na sua escola, pista pública ou até em uma praça do seu bairro. Isso fortalece a cena e todo mundo fica feliz.

Não desanime, nem sempre dá certo na primeira vez, adquira experiência, como tudo na vida, faça uma auto crítica e aponte suas falhas e acertos na organização, tome nota de tudo e com isso, com o tempo, você poderá ser um grande organizador de campeonatos, seja de pequeno ou grande porte.

E não deixe de agradar o público e os participantes do seu campeonato de skate: tenha brindes e adesivos para distribuir durante o evento. TODO MUNDO AMA ADESIVOS!

Gostou das nossas dicas? Então continue em nosso blog e se inspire com o post “Conheça os 5 maiores campeonatos de skate do mundo“!