5 filmes para se inspirar antes de um campeonatos de skate

No estado de São Paulo o skate é o segundo esporte mais praticado, ficando atrás apenas do futebol. Por isso, o nosso país tornou-se um dos maiores reveladores de skatistas, chegando a exportar profissionais em diversas categorias. Os skatistas brasileiros normalmente encabeçam o Top 3 nas principais competições de todo o mundo.

Entretanto, o skate está muito longe de ser apenas um esporte, trata-se também de um lifestyle com uma cultura riquíssima que tem influência também na moda, na música, na arte e até no cinema!

Se você também é um amante do skate e está inclusive almejando ou se preparando para os próximos campeonatos de skate, confira nossa lista com 5 filmes de skate para você se inspirar!

1. Dogtown and Z-boys/ Onde tudo começou (2001)

O filme trata de um documentário dirigido por Stacy Peralta (um dos Z-boys) e narrado pelo ator Sean Penn que contava sobre o início do skate, a influência que aquele grupo de skatistas/surfistas adolescentes teve na história do skateboard.

A história tem um enredo bem fiel à realidade. O filme conta como um grupo de jovens surfistas, na época da seca na Califórnia, levou as manobras que eram realizadas na água para o asfalto, usando piscinas vazias para treinar as manobras criando uma grande revolução no esporte.

Muito do material usado nas filmagens foi feito por adolescentes da época que, por querer fazer parte do Z-boys, fotografavam e filmavam os skatistas mais talentosos. Quem é fã de Tony Hawk, um dos maiores skatistas do mundo, certamente vai gostar do filme, já que o documentário mostra o surgimento do campeão e como ele se tornou essa lenda que é hoje!

2 Lords of Dogtown/ Os reis de Dogtown (2005)

Alguns anos depois de “Dogtown and Z-boys”, Stacy Peralta, juntamente com Catherine Hardwicke, lança o filme “Lords of Dogtown”, que é praticamente uma continuação ou complemento do primeiro filme.

O filme conta com uma trilha sonora bem característica do skate, que vai do punk ao glam rock, enquanto recria toda a saga dos reis de Dogtown: Stacy Peralta, Jay Adams e Tony Alva — as primeiras grandes estrelas do skate. Nesse filme Tony Hawk faz uma ponta também.

3. Vida sobre rodas (2010)

Com muitos brasileiros sendo grandes estrelas do skate, não poderia faltar um filme para contar a história desse esporte e estilo de vida aqui no Brasil também!

“Vida sobre rodas” também é um documentário, sem personagens fictícios, que conta a história do skate vivida nos últimos 20 anos aqui no país, mostra a trajetória dos pioneiros do skateboarding aqui no Brasil e suas realizações.

O filme conta com um elenco de grandes estrelas do skate brasileiro como Bob Burnquist, Lincoln Ueda, Sandro Dias (o Mineirinho) e Cristiano Mateus, mostrando como eles, com muita competência, conseguiram alcançar o topo do mundo e representar toda uma geração do skate no Brasil. A história também reforça a importância desses heróis do skate, proporcionando inspiração às novas gerações de skatistas.

4. Deck Dogz/ Feras do skate (2005)

O filme traz a história de dois garotos que têm o sonho de se tornarem skatistas profissionais e participar de um campeonato de skate. Recheadíssimo de manobras radicais e com Tony Hawk interpretando a si mesmo no filme, “Deck Dogs” é um filme que pode garantir muita inspiração para quem está sonhando em participar de campeonatos de skate!

5. We are blood (2015)

O mais recente filme de nossa lista traz “We Are Blood”, dirigido por Ty Evans e com uma qualidade excelente de imagem!

A história mostra Paul Rodriguez, um skatista Californiano, numa épica viagem pelo mundo junto de outros skatistas igualmente incríveis ultrapassando os limites do que é ou não possível sobre o shape e as quatro rodas trazendo muitas manobras legais e criativas.

Que tal começar agora mesmo a assistir os filmes da nossa lista e se inspirar para os campeonatos de skate? Assista agora mesmo ao filme Endless Road no Cine Monster!

  • Iuna Cardoso

    Boa tarde Titão !

    Não assisti nenhum ainda. Queria assistir os reis do dog town.

    Sabe algum site para assistir esses filmes ?

    Valeu !!